Curso de arte

5 canais de artesanato no YouTube que você precisa conhecer

5 canais de artesanato no youtube
Escrito por Casa das Artes

Quem nunca precisou de uma ajudinha de algum canal do YouTube na hora de fazer uma tarefa? Hoje, é possível encontrar praticamente qualquer conteúdo na internet, e não é diferente quando falamos sobre artesanato. 

Não é difícil encontrar um tutorial online para cada assunto ou tarefa sobre a qual você deseja se informar. O desafio é conseguir identificar, em meio a esse “mar de conteúdo”, aqueles que têm melhor qualidade e que realmente ajudam a resolver o seu problema. 

Sendo assim, criamos aqui uma lista com os 5 canais de artesanato no YouTube que você precisa conhecer. Confira!

 

1. Alfinetadas da Moda

Nesse mundo do artesanato existe espaço para os mais diversos tipos de expressões artísticas. E a costura, claro, não poderia ficar de fora. O canal Alfinetadas da Moda traz uma série de tutoriais para quem quer aprender a tirar moldes, medidas e trabalhar com os diversos tipos de costura, mesmo sem ter nenhum conhecimento prévio no assunto.

Se você é daquelas pessoas ligadas em moda e tem um desejo adormecido de fazer as próprias roupas, esse pode ser um excelente canal para você.

2. Maria Adna Ateliê

Você sabe o que é patchwork? Em uma tradução livre significa trabalho com retalho. Trata-se de uma técnica de costura que une tecidos com diferentes formatos, estampas e cores, fazendo mosaicos e desenhos. Legal, não é?

Essa é uma das especialidades do canal Maria Adna Ateliê, que ensina como fazer bonecas, carteiras, acessórios e principalmente bolsas em patchwork. Maria Adna é uma artesã, professora e designer de bolsas. Por isso, o que você mais vai encontrar no canal dela são as bolsas mesmo. 

Mais do que somente apresentar, ela realmente dá uma aula sobre como fazer diversos tipos de bolsa, demonstrando passo a passo detalhadamente. Dessa forma, basta você pegar as ferramentas de costura e sair fazendo as suas bolsas também. 

 

Esse canal é ótimo para todos os apaixonados por corte e costura, tanto para os que desejam fazer seus próprios acessórios, como para os interessados em descobrir o processo por trás dessa arte.

3. Mania de artesanato

Mania de Artesanato é a opção certa para quem está começando nesse mundo do “faça você mesmo” e ainda não sabe muito bem como utilizar algumas ferramentas e materiais de artesanato ou não conhece técnicas de corte, pintura, découpage e por aí vai.

O canal do YouTube oferece um curso de artesanato para iniciantes. Esse curso é um compilado de vídeos com diversas técnicas básicas, porém super valiosas. Nesses vídeos, por exemplo, você aprenderá a pintar sem deixar marcas de pincéis no objeto. 

Além disso, o canal comandado por Angelica Martins também oferece diversos tutoriais sobre como fazer objetos decorados. Alguns exemplos são “como fazer uma flor com garrafa PET”, “como fazer porta-retratos com potes de vidro”, entre outros.

4. Ricota não Derrete

O nome descontraído já mostra um pouco da personalidade da apresentadora Dani Vasconcelos. Em seu canal, ela costuma focar em dicas DIY (Do It Yourself) de artesanato, bricolagem e decoração de baixo custo. 

Um dos quadros mais famosos do Ricota não Derrete é o “Decoração por R$ 1,99”, no qual a youtuber vai a uma loja de preço fixo, compra objetos baratíssimos e os transformam completamente, utilizando apenas a sua criatividade e o auxílio de algumas ferramentas simples, como tesouras, colas, pincéis e tintas. Ao final do processo, tudo fica surpreendentemente lindo!

Outro quadro muito legal é o “Deixa comigo”, em que a Dani se propõe a fazer alguma coisa com menos de R$ 100,00. E você não tem ideia do que ela já conseguiu fazer com esse orçamento! Já realizou desde a reforma de um quarto à decoração de Natal. Vale a pena conferir!

5. Diycore

Esse é um canal DIY focado em decoração. E se engana quem pensa que é só mais um daqueles canais de passo a passo. No Diycore, a artesã Karla Amadori ensina a fazer peças e móveis fantásticos – que custariam algumas centenas de reais nas lojas – a um valor bastante acessível.

Embora um ou outro tutorial exija de você um pouquinho mais de habilidades manuais, o canal Diycore tem muitas dicas interessantes para qualquer nível de experiência em atividades artesanais. Além disso, é ideal para quem está pensando em dar uma repaginada na casa sem gastar muito.

Lá, você também vai encontrar instruções sobre como fazer luminárias criativas, criados-mudos de pallets e diversos outros utensílios incríveis.

Curtiu as dicas sobre os melhores canais de artesanato no YouTube? Então, não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos nas suas redes sociais. Assim, você vai ajudá-los a encontrar mais referências e inspirá-los a adentrar nesse universo dos trabalhos artesanais!

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This