Dicas de artesanato

8 dicas de artesanato DIY para fazer com as crianças nas férias

artesanato DIY
Escrito por Casa das Artes

Não é fácil distrair as crianças em períodos de férias, fins de semana e feriados. Mas uma ótima saída para ocupá-las é fazendo artesanato DIY junto com a turminha.

Os trabalhos manuais são uma excelente atividade, colaborando para o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade, além de ser uma oportunidade divertida de ensinar sobre reciclagem.

Após a fase educativa de confeccionar o objeto, a criança também se divertirá de forma lúdica, aproveitando o brinquedo ou acessório novo. Confira abaixo ideias para colocar em prática já.

1. Animais de tubo de papelão

Sabe aqueles rolos de papelão que ficam dentro do papel higiênico? Eles podem virar bichinhos divertidos. Para fazer uma borboleta, pinte o tubo com tinta PVA para artesanato e reserve — a peça será o corpo do inseto. Recorte as asas de papel cartão ou de EVA colorido. Em uma folha preta de um dos mesmos materiais faça as anteninhas. 

O próximo passo é colar a asas de um lado do tubo com cola quente e desenhar olhinhos e uma boca do outro utilizando um marcador. Feita essa etapa, aplique as antenas em cima. Pronto! Agora a criança tem um novo brinquedo feito com matéria-prima reciclada. 

Além da borboleta, é possível fazer outros bichos, como leão e ovelha. Basta riscar as partes do corpo no EVA ou no papel cartão e usar o rolo de papelão como estrutura. 

2. Tamborzinho de artesanato DIY

Com música, a brincadeira fica melhor ainda. Então, faça um instrumento musical infantil utilizando uma caixinha de papelão. Além do recipiente, você vai precisar de miçangas grandes de madeira, dois pedaços de cordão com 16 cm de comprimento, uma haste ou palito de madeira, papel de presente, chave de fenda e tesoura. 

Utilizando a chave de fenda, faça dois furos na caixa de papelão. Coloque as miçangas de madeira nos cordões, dê um nó na ponta, passe o cordão no furo da caixa e amarre a ponta que ficar para o lado de dentro. 

Encape a haste de madeira com papel de presente para decorar e, usando a cola quente, cole-a na caixinha fixando com cola quente, de forma com que a criança consiga girar e fazer que as pontas batam na caixa fazendo barulho. E não se esqueça de fechar a caixa usando a mesma cola.

3. Avião de madeira 

É possível fazer um lindo avião de madeira usando um prendedor de roupa e palitos de picolé que iriam para o lixo. O primeiro passo é tirar a mola do pregador e colar suas duas partes da mesma maneira que estavam dispostas com a mola. 

Depois, cole dois palitos de picolé juntinhos em cima do friso que apoiava a mola, fazendo o mesmo do outro lado. Fixe um palito na frente para fazer a hélice e recorte outros palitos para os detalhes do avião: com duas pontas cortadas faça a traseira, e com uma ponta menor (com corte diagonal) coloque a finalização da cauda. 

Agora que a estrutura está pronta, pinte o avião com tinta PVA para artesanato à base de água, nas cores preferidas da criança. Espere secar e o brinquedo está pronto para a diversão que a criatividade inventar. 

4. Porta-treco dos Minions

Que tal fazer um porta-lápis ou uma caixinha para guardar miniaturas que ao mesmo tempo é um Minion? É muito fácil! Reaproveite um pote de vidro, desses de azeitona, palmito etc. Encha o recipiente com tinta PVA amarela e tampe, em seguida, sacuda bastante até que a tinta cubra toda a parte interna, deixando o vidro completamente amarelo. Abra o pote e espere secar. 

Pegue uma bola de isopor menor que a circunferência da tampa e corte ao meio, depois, pinte um olho em uma das metades. Cole-o na parte interior da tampa — que está com a tinta amarela — e, em seguida cole a peça na lateral do vidro. Passe uma fita preta em volta como se fosse um cinto, e está pronto. 

5. Dedoches de flamingos

Esse é um brinquedo muito fácil de fazer, e ficam tão lindos que também servem para decorar. Você vai precisar de: papel cartão rosa, uma pena da mesma cor, papel cartão preto e olhinho para artesanato.

Desenhe uma silhueta de flamingo sem as penas no cartão rosa e o bico no papel preto, depois recorte tudo. Na parte de baixo do corpo, faça dois furos de modo que seja possível encaixar os dedos — você pode usar um furador de papel para auxiliar. Cole o bico, os olhos e a pena no corpo da ave e está pronto!

6. Pac-Man que abre e fecha a boca

Esse brinquedo vai fazer sucesso até com os adultos devido a nostalgia, mas as crianças também vão adorar. Ele é uma ótima oportunidade de mostrar uma referência de diversão da sua infância para os pequenos. 

Para começar, recorte uma circunferência no papel cartão amarelo, partindo-a ao meio. Cole as metades nas pontas de um pregador de roupas grande. Depois, desenhe o olho do Pac-Man com uma caneta e já está pronto para brincar.

7. Cavalinho de pau reciclado

Um cabo de vassoura e uma meia velha de adulto podem se transformar em um divertido cavalinho. Preencha a peça de roupa com fibra siliconada ou algum outro tipo de enchimento e, em seguida, use um barbante marrom para prendê-la no cabo de vassoura.

Na próxima etapa, recorte orelhinhas em um pedaço de feltro da mesma cor e cole no cavalo — pode usar cola quente ou de tecido. Para fazer os olhos você pode costurar botões e, para a boca, costure-a com linha marrom.

Para fazer a crina, enrole a lã ou barbante em um livro até a quantidade desejada. Depois, passe uma linha, amarrando as duas pontas e corte os fios nas laterais do exemplar. Pegue cada fio e dê um nó para prendê-los e costure no cavalinho.

8. Foguetes divertidos

Pegue duas garrafas Pet e pinte-as com tinta spray prata. Após o revestimento secar, cole-as uma na outra lado a lado. Desenhe formatos de chamas em feltros vermelho e laranja, recorte-os e cole no bico das garrafas.

Prenda dois pedaços de tecido para fazer as alças. Agora, é só a criança usar como se fosse uma mochila e se divertir de forma lúdica imaginando que tem um lindo foguete. 

O artesanato DIY permite que a criança se distraia, aprenda novas habilidades e passe um tempo com o adulto que a ensinará a fazer os brinquedos. Ela também é uma ótima atividade para fazer em família.

Então, se você gostou das dicas, que tal compartilhar o nosso artigo em suas redes sociais? Dessa forma, outras pessoas também saberão o que fazer na hora de divertir os pequenos.

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This