Dicas de artesanato

8 dicas de artesanato para decoração do seu espaço de estudo

decoração do espaço de estudo
Escrito por Casa das Artes

O modo como organizamos e decoramos os espaços se relaciona diretamente com a nossa produtividade e criatividade. Afinal, ambientes bem decorados são uma fonte de inspiração. Além disso, seu espaço de estudo deve estar em ordem para que você consiga concentrar todas as suas energias apenas em estudar, evitando distrações.

Mesmo em espaços pequenos, é possível montar estratégias para aproveitar cada cantinho, além de decorar colocando o seu toque pessoal. Por isso, neste post vamos lhe dar 8 dicas de decoração do espaço de estudo para você transformar esse momento em mais do que uma obrigação, e, sim, um prazer.

Nossas dicas de decoração do espaço de estudo são artesanais, logo, você poderá fazer em casa para usar em seu próprio espaço ou, então, comercializar, aproveitando a época de volta às aulas. Confira quais são elas abaixo!

1. Painel de visualização

Além de decoração, o painel de visualização é um item motivacional. O primeiro passo é escolher uma ferramenta, como uma lousa, cartolina, um painel de ferro ou cortiça, por exemplo, para que você possa montar o seu painel.

Nele, você colocará recorte de imagens e frases que te lembrarão diariamente quais são os seus sonhos, desejos e objetivos. É uma forma de manter a motivação para estudar e buscar aquilo o que precisa para ter a vida que deseja.

Decore as bordas de uma maneira que combine com o seu ambiente de estudo. Você pode montar um painel com fotos apenas em preto e branco para um ar mais moderno ou usar a técnica de lettering.

2. Porta-canetas e lápis

Se você não tem um lugar específico para guardar as suas canetas, provavelmente no meio do ano você terá perdido a maioria. Uma boa dica de decoração do espaço de estudo é transformar canecas em porta trecos. Use uma caneta permanente para desenhar na caneca frases motivacionais ou outros elementos que te deixam alegre.

Você também pode usar latas de molho ou outros alimentos. Basta limpá-las muito bem e aplicar uma tinta por cima, como em um tom rose gold, cor que é uma das tendências do ano.

3. Decoração para abajur

Ter uma boa iluminação faz toda a diferença. No entanto, você não precisa ter um abajur comum no seu espaço de estudos. Existem formas bem simples de transformar qualquer abajur em um lindo objeto de decoração.

Para a primeira, mais romântica, você precisará de papel crepom e cola (dependendo do material da copa do seu abajur, pode ser cola quente). Comece montando pequenas flores com o papel crepom. Para isso, corte tiras do papel da cor que preferir. Amasse um pouco para dar a impressão da textura de uma rosa.

Enrole o papel bem justinho no começo e, depois, vá enrolando de um jeito mais solto. A cada 4 ou 5 voltas, passe um pouco de cola na extremidade para que o papel segure naquele formato. Ao fim das voltas, você terá uma rosa.

Faça o número de rosas suficiente para cobrir todo o abajur. O efeito final é bem legal. Para a segunda opção, mais vintage, basta preencher a copa do abajur com recortes de jornais antigos.

4. Calendário com tarefas

Se você não quer esquecer suas tarefas e compromissos, um calendário na parede pode te ajudar. Você precisará apenas de papel contact preto fosco, régua, lápis e tesoura.

Para criá-lo, faça 35 quadradinhos de 7×7 cm na parte de trás do papel contact com a ajuda da régua e lápis. Depois, recorte todos os quadradinhos. Para incrementá-lo, você pode fazer a mão no papel contact as iniciais dos dias da semana ou imprimir um molde.

Deixando um espaço de 1 cm, cole os quadradinhos na parede. São sete na horizontal e cinco na vertical para montar os seus dias da semana. Pronto! Agora, é só escrever com giz aquilo o que você precisa lembrar e apagar para usar na próxima semana.

5. Pegboards para organização

Os pegboards são painéis finos de madeira com furos por toda parte. Eles ficam presos à parede e é possível encaixar suportes de ferro e ganchos pela sua extensão. Assim, você consegue pendurar vários itens, como tesouras, potinhos, réguas, quadros, suportes para folhas e até pequenas prateleiras.

Essa é uma forma de otimizar e organizar ambientes pequenos e, dependendo da sua montagem, decorar seu espaço de estudo.

6. Pérolas para um toque romântico

É incrível como algo tão delicado, como as pérolas, pode mudar a aparência de um objeto.

Use pérolas autoadesivas para decorar seu painel de visualização, porta trecos, agendas, porta-retratos, entre outros objetos simples de decoração do espaço de estudo.

7. Pranchetas na parede

Outra dica para te ajudar a manter seus compromissos e tarefas em ordem é pendurar pranchetas na parede. Decore a prancheta usando tinta, fitas adesivas ou tecido e a posicione na parede. Além disso, pode-se montar uma fileira de pranchetas.

Você pode pendurar nelas imagens bonitas, frases ou um papel em branco para anotar o que precisa.

8. Luzes com bolinhas

Esse DIY dá um charme a mais para qualquer espaço, além de aumentar a luminosidade. Você precisará de um pisca-pisca, cola branca, bolas de soprar, barbante e tesoura.

Comece enchendo as bolas. O ideal é que as bolinhas sejam pequenas, para que o resultado fique mais delicado. Depois, enrole o barbante na bolinha, tentando preencher ao máximo todos os lados e sentidos. Feito isso, passe muita cola por toda bolinha, fazendo com que ela fique bem firme. Deixe secar por cerca de três dias. Lembre-se que quanto mais tempo deixar secando, mais firme ela ficará;

Depois, com a bolinha bem firme, use uma agulha para estourar o balão de dentro e você terá o molde de barbante. Amarre com outro pedaço de barbante todas as bolinhas ao longo do pisca-pisca. Agora, é só pendurar na parede, ao lado da estante ou onde achar melhor.

O que achou dessas dicas de decoração do espaço de estudo? Que tal, agora, procurar os materiais que precisa? Nosso outro post, com passos para descobrir se um site é confiável para fazer compras, pode te ajudar. Confira!

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This