Curso de arte

8 ideias de artesanato em biscuit para você fazer e vender!

artesanato em biscuit
Escrito por Casa das Artes

O artesanato em biscuit é conhecido pela sua delicadeza e versatilidade. Para quem busca uma renda extra, o biscuit é uma boa forma de colocar a mão na massa, expressar-se por meio do artesanato e ainda lucrar com um hobby.

É possível montar uma rede de clientes bem ampla vendendo biscuit, que abranja desde amigos interessados, passando pelas vendas sob encomenda para eventos, até confeitarias e empresas de lembrancinhas. É um negócio bem amplo, que permite, além das vendas, o desenvolvimento da criatividade e a redução do estresse.

Fazer artesanato em biscuit é ideal para quem não pode gastar muito, mas deseja começar a trabalhar com algo novo.

O que é o biscuit?

O biscuit nada mais é que uma massa de modelar também conhecida como porcelana fria, já que não precisa de forno para a queima.

O biscuit, depois de modelado, endurece, proporcionando peças artesanais resistentes. Além disso, ao utilizar o acabamento em verniz, as peças ficam com uma aparência bem próxima da porcelana ou da louça.

Os ingredientes do biscuit, de uma maneira geral, são: cola branca específica, vaselina, amido de milho e limão, ou vinagre, que são considerados conservantes naturais.

No mercado, existe uma variedade imensa de cores, mas você também pode fazer a sua própria massa de biscuit em casa.

Apesar de ser muito conhecido no Brasil para fins artesanais, ele é originário da Itália. Em meados do século XX, era utilizada uma mistura de farinha, água e sal chamada pasta di base para fazer trabalhos de modelagem.

Ao longo do tempo, a massa foi se aperfeiçoando, ganhando outros ingredientes, e tornou-se o biscuit que se conhece hoje.

Esse material é considerado versátil por permitir que o artesão seja criativo na hora de modelá-lo. O biscuit também pode ser combinado com outros materiais, como madeira e isopor, para criar peças únicas.

Quais são os materiais para começar a fazer artesanato em biscuit?

Para começar, o interessante é apostar em materiais que você já tem casa, como tampas de caneta, botões, embalagens vazias, tampas de batom, palito de dente, entre outros. Dessa forma, você se familiariza com o material e descobre se realmente a agrada a modelagem com biscuit.

Conforme for aprendendo e aumentando sua habilidade, invista em materiais próprios para o artesanato em biscuit. São exemplos o rolinho artístico, o pincel modelador, as espátulas, o alisador, os cortadores, o jogo de estecas e o kit ejetores.

Esses materiais específicos permitem um acabamento perfeito, evitando possíveis erros e desperdício de massa.

Como pintar e secar o biscuit?

Não basta modelar, é preciso pintar o biscuit, caso você não compre uma massa tingida ou prepare a sua em casa. O ideal é usar tinta de tecido atóxica, que tem boa durabilidade e seca mais rápido.

Na hora de pintar, evite pinceladas fortes e duras, já que a principal característica do biscuit é a delicadeza.

Depois de pintado, é preciso deixar sua criação descansar por, pelo menos, 48 horas, que é o tempo suficiente para a secagem da massa e da tinta. Você também pode armazenar o biscuit na geladeira para maior conservação.

Quais as principais possibilidades de artesanato em biscuit?

Se você gostou da ideia e quer começar a investir no artesanato em biscuit, separamos 8 ideias para você colocar a mão na massa.

Aproveite que o biscuit é extremamente versátil, permitindo modelar praticamente tudo o que desejar, bastando usar os ingredientes certos. Continue a leitura e confira!

1. Potes decorados

Aposto que você já se deparou com um potinho personalizado em lojas de decoração. O biscuit é o material perfeito para esse artesanato.

Você pode fazer potinhos para qualquer coisa, variando a decoração de acordo com o tema. Se for para cozinha, personalize a tampa com o biscuit modelado na forma de alimentos. Dá ainda para moldá-lo como se fosse uma plaquinha na frente e escrever a comida que será acondicionada dentro do pote.

Para guardar a ração do cachorro, coloque um bichinho na tampa. Para guardar cotonetes ou algodão, invista em detalhes mais delicados, como flores. Outra opção é usar os potinhos no quarto de bebê, com uma modelagem de biscuit mais infantil.

2. Chaveiros

São perfeitos para lembrancinhas ou clientes que desejam algo personalizado sob encomenda. A pessoa escolhe o tema e você dá vida à ideia em biscuit. Você só precisará comprar a peça para montar o chaveiro.

3. Ímã de geladeira

Muito usado como lembrancinha na maternidade, você pode colar um ímã atrás da sua criação de biscuit, permitindo que ele fique eternizado na sua geladeira.

Também é o modelo ideal para criar peças delicadas e personalizadas.

4. Lembrancinhas de festa em geral

Uma miniatura do aniversariante, um porta-foto, um chaveiro, um ímã de geladeira, uma caixinha com um doce — várias são as possibilidades de lembrancinhas de festa, já que o biscuit pode se adaptar a qualquer tema.

Aniversário, chá de bebê, despedida de solteiro, casamento, chá de panela ou amigo secreto. Qualquer ocasião combina com biscuit.

Quem receberá com certeza ficará muito feliz em ver o cuidado do anfitrião em pensar nos detalhes e combinar a lembrancinha com a festa.

5. Miniatura dos noivos

No bolo de casamento, não pode faltar a miniatura dos noivos. Escolher fazer os noivinhos em biscuit garante a possibilidade de criar bonequinhos semelhantes aos noivos, além de acrescentar detalhes que representam o casal.

6. Prendedores

Transforme um prendedor comum em um elemento fofo de decoração acrescentando biscuit. Prender embalagens na cozinha se tornará algo muito mais charmoso.

7. Caixinhas decoradas

Para remédios, bijuterias, lacinhos de bebê, materiais de costura ou para artesanatos, entre outros. Você pode organizar qualquer coisa de uma forma muito mais criativa, usando caixinhas decoradas de biscuit.

Essa é uma ótima opção para presentear alguém querido com algo original.

8. Interruptor de luz

Nada de interruptor bege sem graça. Com o biscuit, você pode decorar qualquer ambiente personalizando esse objeto. Combine com a cor da parede ou com outros elementos de decoração e tenha uma peça única dentro de casa.

Viu como fazer artesanato em biscuit é uma boa ideia para quem deseja começar um novo hobby e ainda ganhar um renda extra? O que você achou do post? Gostou das dicas? Então compartilhe conosco, nos comentários, suas experiências com biscuit! 

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This