Curso de arte

Como ter mais tempo para atividades que te dão prazer?

ter mais tempo para atividades
Escrito por Casa das Artes

A gente trabalha, estuda, mas sempre arruma um jeito de ter mais tempo para atividades que dão prazer, não é mesmo? E isso é essencial para desenvolver a criatividade e identificar os nossos próprios talentos.

Dedicar-se à arte, aprender a tocar um instrumento musical, aprender a desenhar e a pintar, realizar trabalhos manuais diversos, como costurar, criar peças feitas de crochê ou fabricar brinquedos usando feltro são só alguns exemplos do que você pode fazer com o seu tempo livre e, quem sabe, até construir um negócio com aquele passatempo de que tanto gosta.

Mas, para conseguir conciliar o seu trabalho com essas atividades, é preciso criar um planejamento que as inclua junto com períodos de descanso e prazos que sejam estabelecidos obedecendo a uma margem de erro segura.

É preciso buscar o equilíbrio entre o planejamento e a flexibilidade. Parece estranho, mas o primeiro não existe sem a segunda.

A seguir, você confere algumas ideias de como ter mais tempo para atividades de que gosta e que dão prazer, e como conciliar isso com outros afazeres. Veja só!

Seja flexível no dia a dia

Em geral, temos tantas tarefas para realizar ao longo do dia, que achamos perda de tempo separar um espacinho na agenda para atividades prazerosas, não é mesmo?

No entanto, a flexibilidade também é uma característica importante, que precisa ser bem desenvolvida.

Há sempre aquele momento do dia em que você não consegue ser produtivo ou que está trabalhando em um projeto e percebe que não consegue avançar no que se propôs.

Convém, nesses casos, tirar uns minutos e fazer algo de que gosta, como ouvir música, assistir a um filme ou uma série, desenhar, fazer artesanato, enfim realizar algo que transporte a sua mente para outra coisa e que lhe permita descansar e ativar a parte criativa do cérebro.

Quando voltar ao trabalho, você vai perceber os efeitos positivos disso.

Procure sempre se planejar

A gente fala de flexibilidade como se o planejamento não fizesse parte dele, mas a sua organização é essencial para que você saiba justamente quando pode fazer tarefas mais prazerosas e quando tem que trabalhar duro para cumprir prazos.

​Todo início de semana, faça um planejamento que inclua o seu trabalho, mas também os seus momentos de lazer.

Baseie-se no tempo que demora para realizar cada tarefa e estabeleça o seu horário de trabalho, caso tenha autonomia para isso.

O planejamento é essencial para que você perceba quando vai ter tempo para mais atividades que dão prazer.

Seja produtivo no horário de trabalho

Muita gente acaba perdendo tempo para a procrastinação, ainda mais nesta época em que as redes sociais estão ao alcance das mãos. Mas lembre-se: o melhor, no horário de trabalho, é dar foco ao que está fazendo para que sobre mais tempo para realizar atividades que somente dão prazer.

Para atingir esse objetivo, estabeleça os seus prazos com cuidado, deixando sempre uma margem de segurança, caso alguma tarefa leve mais tempo do que estava esperando. 

Divida o seu planejamento entre o que é urgente e o que não é

Nem todas as tarefas são urgentes. Quem não estabelece prioridades passa o dia inteiro “apagando incêndios”, isto é, passa o tempo todo tentando dar conta de todas as tarefas, sendo que muitas delas poderiam ter ficado para depois.

Portanto, anote em sua agenda as tarefas, estabelecendo a ordem das suas prioridades: o que deve ser feito primeiramente, o que pode ser deixado para depois e o que, se não houver tempo, nem precisa ser feito. E durma com a consciência tranquila.

Estabeleça atividades de curto e longo prazos 

Por falar em estabelecer atividades, organize a sua agenda de modo que você reconheça o que deve ser feito a curto e longo prazo.

Isso porque você consegue construir um planejamento global para as atividades que vai ter mais tempo para fazer e um planejamento específico para aquelas que devem ser feitas mais rapidamente.

Isso ajudará a entender, inclusive, o que é urgente e o que pode esperar um pouco mais, como afirmamos no item anterior. 

Será possível fazer com calma as atividades que vão demorar a ser entregues e a fazer com mais antecedência as tarefas cujo prazo termina mais cedo.

Encontre lugares apropriados para os seus momentos de lazer

Algumas pessoas não lidam bem com o fato de terem que trabalhar entre quatro paredes. E isso, muitas vezes, se reflete na própria produtividade.

Se você está percebendo que o ambiente está influenciando na realização de alguma atividade, dê uma volta por aí.

Experimente trabalhar em outros ambientes, como praças, cafés, bibliotecas ou até mesmo em um cômodo diferente da sua casa, como a cozinha. O que importa é você se sentir bem no local em que estiver.

O ato de sair do local de sempre pode ajudar a pensar de forma diferente e a perceber detalhes sobre o trabalho que não havia identificado anteriormente. 

E, se não der certo, busque lugares virtuais para espairecer. Que tal pesquisar sobre artesanato e sobre as tarefas que você gosta de fazer na internet? 

Tenha um hobby

Nada melhor do que ter um passatempo criativo com que se ocupar. Você gosta de artesanato? Dedique-se a ele. Faça cursos, desenvolva as suas habilidades, coloque a mão na massa.

Gosta de cinema? Faça pesquisas sobre filmes, tire um tempo para ver com a família, leia comentários, resenhas e críticas. Quer aprender a desenhar? Pois vá investir em aprender essa arte!

Há quem deixe essa história de hobby para lá por achar perda de tempo, mas é uma das melhores coisas para se fazer com o tempo livre, porque além de ser um momento em que vai estar se dedicando a si mesmo, também tem a oportunidade de desenvolver habilidades que contribuem com o seu crescimento pessoal e até mesmo profissional.

Como você pode ver, ter mais tempo para atividades que dão prazer não é tão difícil como parece.

Na verdade, é a união entre uma postura flexível com um planejamento bem assertivo e que inclua os seus momentos de lazer e as atividades que nada têm a ver com o trabalho.

Se quiser dicas do que fazer com o seu tempo livre, conheça os nossos cursos e workshops. Temos atividades para todos os gostos!

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This