Curso de arte

Faça você mesmo na decoração: confira 7 ideias incríveis!

faça você mesmo na decoração
Escrito por Casa das Artes

Para transformar o visual da sua casa, nem sempre é preciso contratar profissionais, comprar móveis novos ou gastar muito dinheiro com reformas. Com algumas técnicas de faça você mesmo na decoração, tendência originada do “do it yourself” (DIY), é possível renovar o ambiente sem pesar no bolso.

Gostou da ideia? Então confira 7 dicas simples de executar para deixar seu lar com mais personalidade! Além de oferecer possibilidades de renovação, essas ideias podem ser executadas em família, tornando-se uma atividade conjunta e divertida.

1. Recicle os potes de vidro

Não jogue fora os potes de conservas ou aquele aquário que não tem mais utilidade. Esses objetos podem ser aproveitados para fazer artesanatos que dão um toque especial à decoração. Veja algumas formas de utilizá-los:

Suporte para velas

Um dos usos mais populares para os potes de vidro são os suportes para velas: basta acender uma dentro para criar um efeito de iluminação maravilhoso! Para a vela não apagar facilmente, a dica é que deixá-la mais baixa que o pote; assim, o vento não consegue acabar com a chama. 

Os castiçais ainda podem ganhar um charme todo especial ao decorar o vidro com fitas, sisal, renda ou outro material que preferir. Também vale colocar areia ou pedras coloridas para ajudar a fixar a vela.

Terrário

Outra possibilidade de decoração com potes de vidro é fazer terrários. Coloque uma camada de pedras para fazer a drenagem e, em seguida, adicione uma porção de substrato para suculentas. Acomode as plantas e decore a superfície com cascalho, pedras ou pequenos troncos de madeira: o resultado é encantador!

Se você gosta da ideia de ter um porta-rolhas para guardar lembranças dos bons momentos entre amigos, também é possível fazê-lo com um pote de vidro. Decore o recipiente com fitas, sisal ou corda e, depois, é só usar as rolhas para preenchê-lo.

Se você tiver uma caligrafia boa, também pode escrever alguma frase inspiradora ou divertida no pote com canetas próprias para escrever em vidro.

2. Faça você mesmo na decoração: pallets e caixotes

A sua decoração, além de barata, pode ser sustentável ao reaproveitar materiais que iriam para o lixo. Aqui, duas tendências fortes em decoração DIY são os objetos feitos utilizando pallets e caixotes de madeira.

Pallets

Os pallets podem ser matéria-prima para a confecção de móveis e acessórios de decoração. Eles podem se transformar em suportes para colchões em sofás ou camas, mesas de centro, divisórias e estantes para livros e revistas e muito mais. Se você quer ter uma estante novinha e cheia de estilo, por exemplo, basta fixar o pallet na parede e utilizar os apoios para organizar os seus objetos preferidos. 

Caixotes de madeira

O reaproveitamento de caixotes de feira, aqueles de madeira rústica, são uma excelente opção para decorar seu espaço. Eles podem ser lixados, pintados, envernizados ou utilizados com a característica natural; a aparência ideal vai depender do estilo da sua casa.

É possível usá-los como caixas organizadoras ou ainda como prateleiras fixadas na parede. Se forem muitos, você pode montar uma estante de nichos juntando diversos caixotes. Quando colocados em pé, eles também podem substituir criados-mudos ou mesinhas laterais.

Para customizar seus pallets e caixotes, basta saber escolher os materiais de artesanato adequados. Para quem prefere manter o aspecto da madeira aparente, mas gostaria de escurecê-la, é possível mudar o tom aplicando betume. Ou se preferir um efeito, temos esponjas especiais.

3. Transforme objetos antigos em vasos

Alguns objetos usados não precisam ir para o lixo: eles podem virar vasos diferentes e criativos para as suas plantas. A única xícara que sobrou de um jogo antigo, potes que perderam a tampa ou latas, tudo isso tem potencial para ganhar um novo uso formando um arranjo charmoso.

A dica para manter as plantas saudáveis é fazer furos embaixo do recipiente. Sem esses orifícios, a água da rega não é drenada corretamente e as raízes correm o risco de apodrecer. 

4. Repagine móveis antigos

Sabe aqueles móveis que você tem há muito tempo e já enjoou do visual? Eles podem ganhar uma nova cara com o DIY. Essa técnica requer um pouco mais de trabalho que os outros, mas o resultado de ter uma mobília novinha gastando pouco vale super a pena!

Para começar, lixe bem a madeira, limpe o excesso de pó e depois pinte com tinta própria para madeira, na cor de sua preferência. Outra forma de transformar esses itens é colando adesivo, papel de parede ou tecido no lugar da tinta. Essas técnicas são mais rápidas, práticas e fazem menos sujeira.

Em todos os casos, é recomendável lixar antes para corrigir imperfeições e melhorar a aderência. Para adesivar os móveis, corte o adesivo no tamanho desejado e cole com cuidado para evitar as bolhas de ar. Caso o problema aconteça, passe uma espátula ou até mesmo um cartão pelo adesivo para ajudar a retirá-las.

No caso dos tecidos e papéis de parede, você pode colá-los na madeira com cola branca comum, utilizando o mesmo truque do cartão para remover as bolhas. Depois, basta aplicar um impermeabilizante, como a termolina leitosa, para proteger o novo revestimento.

5. Transforme objetos com tinta spray

Muitas vezes, há apego sentimental por um objeto cujo visual não agrada tanto ou o proprietário já enjoou da sua cor. É possível transformar itens com uma pintura nova. Para realizar essa mudança de forma fácil, recomendamos usar tinta spray.

Esse material é muito versátil e simples de aplicar. Basta cobrir uma superfície com jornal ou palelão (para não ficar manchada), colocar o objeto escolhido em cima, aplicar a tinta spray de forma uniforme e aguardar secar.

A técnica pode ser utilizada em materiais diversos: vidro, madeira, papelão, plástico, etc. Isso torna a tinta versátil e permite que você dê uma nova aparência para esculturas, bibelôs, porta-retratos, potes, vidros, cinzeiros, cachepôs, caixas, luminárias, latas e muitos outros objetos.

6. Decore com bolinhas

Para transformar uma parede ou outra superfície qualquer, nem sempre é preciso mandar pintar tudo, existem maneiras mais fáceis, que fazem menos sujeira e mudam completamente o visual do ambiente.

Uma possibilidade divertida, clássica e interessante é usar a estampa poá, aquela de bolinhas. As formas para cobrir uma área com bolas são muitas, se você possui alguma habilidade para desenho, pode comprar tinta de artesanato e pintar, mas se não possui prática com isso, outra possibilidade é colar adesivos de circunferências no local.

7. Preencha um espaço com fotos

Os registros dos bons momentos da família são uma opção personalizada de decoração. Nem sempre é preciso gastar com murais prontos, molduras ou porta-retratos. As fotos podem decorar sozinhas o ambiente. 

Uma dica é preencher uma parte da parede com as fotos, formando um mural simples, bonito e cheio de afeto. Você pode até criar um formato específico utilizando as imagens: retângulo, círculo, coração ou o que preferir.

Também  é possível criar um varal decorativo. Escolha um barbante ou fio da sua preferência, estenda no local escolhido e depois pendure as fotos ao longo do fio, elas podem ser coladas ou fixadas com mini pregadores. O resultado é bonito e emocionante. Deixe que seus melhores momentos enfeitem a sua casa!

Agora que você já conhece várias possibilidade, use a técnica do faça você mesmo na decoração da sua casa e renove o ambiente. Reúna a família e pratique estas ideias criativas.

Gostou das dicas? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos que vão gostar de conhecer essas técnicas de DIY!

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This