Material Escolar

Lista de material escolar: 12 dicas para economizar e fazer boas compras

lista de material escolar
Escrito por Casa das Artes

Enquanto os pequenos se animam com a chegada das férias, os pais logo começam a se preocupar com a lista de material escolar, um dos principais gastos no início do ano.

Para que isso não se torne uma dor de cabeça desnecessária, separamos 12 dicas para ajudar você a fazer boas escolhas na hora de comprar o material escolar. Acompanhe!

1. A importância da lista de material escolar

Normalmente, a própria escola fornece uma lista com os materiais que o aluno irá precisar no próximo ano. Em algumas instituições, a criança precisa comprar avental, caderno de desenho e, conforme a série vai evoluindo, incluem-se itens como compasso, calculadora, entre outros.

Ter uma lista é importante para manter o foco na hora das compras. Ela será o seu guia entre os corredores cheios de pais e crianças.

Além disso, com a lista de material escolar em mãos, você pode fazer análise prévia dos custos e verificar promoções em diferentes lojas.

2. Confirme a necessidade dos itens

Caso tenha alguma dúvida, seja sobre a lista que já vem pronta da escola ou na hora de montar a sua própria, converse com o professor.

Algumas escolas costumam pedir pacotes fechados de envelopes ou folhas, sendo que, talvez, o seu filho não use tudo aquilo até o final do ano.

Também existe a possibilidade de comprar os materiais aos poucos, já que certas coisas serão usadas somente após o primeiro ou segundo bimestre. Vale a pena confirmar esses dados com a direção, uma vez que os preços dos materiais caem após o período de volta às aulas.

3. Estabeleça prioridades financeiras

É comum as crianças se empolgarem na hora de comprar os materiais, pedindo os cadernos, canetas e acessórios mais caros da loja.

Para estabelecer limites, evitando sair do orçamento, sente com os seus filhos e converse sobre os planos para aquele ano. Querem viajar? Comprar um novo celular? Adotar um bichinho de estimação?

Listar todos os desejos e mostrar como economizar na compra do material escolar irá ajudá-los na hora de concretizar esses sonhos.

4. Olhe o que sobrou do ano anterior

Verifique quais produtos você já tem em casa e se podem ser reaproveitados.

Aproveite esse momento para fazer uma brincadeira com as crianças. Diga que estão fazendo uma “caça ao tesouro” e que eles precisam trazer tudo o que acharem de material escolar.

Provavelmente, você encontrará lápis, borrachas, apontadores e até mesmo cadernos novinhos, prontos para serem usados.

5. Personalize itens antigos

As crianças aproveitam os materiais escolares para comprarem coisas dos seus personagens favoritos. No entanto, ao invés de investir em um caderno novo, você pode personalizar aqueles que, praticamente, estão em branco.

Sente com os seus filhos e escolha na internet imagens de alta resolução. Imprima em papel adesivo e transforme qualquer caderno ou agenda em um item novo que os pequenos irão amar exibir por aí.

6. Faça compras coletivas com outros pais

Entre em contato com os pais das outras crianças para aproveitar promoções de atacado e descontos. Todos precisam comprar os itens da lista de material escolar, então, por que não se juntarem?

Caixas de lápis, borrachas, apontadores e pacotes de folhas são exemplos de materiais que, normalmente, saem mais baratos se forem comprados em grande quantidade.

Além disso, algumas lojas dão uma porcentagem de desconto em compras que passam de determinado valor.

7. Reaproveite livros didáticos

Essa é uma das partes mais caras da lista de material escolar. Converse com alunos mais velhos e compre por um valor mais em conta os livros didáticos já utilizados.

Certifique-se qual é a edição, veja se a criança foi cuidadosa e se a maioria das respostas está a lápis. Assim, você poderá apagar o que foi escrito, evitando que seu filho tenha as respostas prontas.

Aproveite e doe, troque ou revenda os livros didáticos que seu filho usou no ano anterior. Dessa forma, você consegue um dinheiro extra para a compra dos materiais.

8. Procure livros em sebos

Muitas escolas também têm uma lista de livros para complementar as aulas de português, redação, inglês ou espanhol.

Uma boa opção é procurar por esses títulos em sebos, onde o preço é bem mais baixo.

9. Não deixe para a última semana

Na hora de comprar materiais escolares, organização e planejamento são as palavras-chave. Evite filas, estresses e preços abusivos fazendo as compras com antecedência.

Conforme a volta às aulas se aproxima, os estoques diminuem, as lojas ficam lotadas e os preços aumentam. Um ambiente caótico fará com que você realize as compras de forma apressada, sem comparar preços.

10. Marca não é tudo

Existem, realmente, marcas que são mais caras e entregam uma boa qualidade. No entanto, o nome impresso na embalagem não é o principal.

Procure por reviews na internet e descubra produtos de marcas desconhecidas que sejam tão bons quanto os demais.

Tenha em mente que o importante é que o produto ofereça uma vida útil longa. Assim, ele dura mais e você não precisará substituí-lo tão cedo.

11. Avalie a possibilidade de comprar pela internet

ambiente online apresenta uma série de benefícios. Você pode pesquisar preços e marcas do conforto da sua casa, além de ter a vantagem de encontrar materiais com bons descontos, diferente das lojas físicas.

Na internet, você encontra variedade por um preço mais acessível e também economiza combustível e estacionamento.

Para quem procura praticidade, fazer compras pela internet é uma ótima opção.

12. Pense bem antes de levar as crianças junto

Muitos pais se deixam levar pelos desejos dos filhos e acabam estourando o orçamento. As crianças ficam extremamente empolgadas ao se depararem com um corredor cheio de materiais temáticos.

Você conhece o seu filho e sabe como é seu comportamento. Se possível, converse com os pequenos antes de ir às compras e estabeleça limites.

O melhor, porém, é realmente ir sozinho e conseguir pensar e avaliar bem as suas escolhas.

Você pode surpreender depois as crianças abrindo todos os materiais juntos ou, então, mandar fotos durante as compras para que eles ajudem você a tomar decisões.

Viu só como é possível economizar na hora de comprar os itens da lista de material escolar? Se você gostou das nossas dicas e quer receber outros conteúdos como este, assine nossa newsletter. 

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This