Material para artesanato

O que considerar ao escolher uma loja virtual de artesanato?

Escrito por Casa das Artes

Fazer compras pela internet é uma prática cada vez mais comum. Segundo uma pesquisa realizada pelo eBit, o setor de e-commerce foi um dos poucos que continuaram crescendo mesmo com a crise econômica do Brasil.

Inúmeros fatores podem explicar a predileção dos brasileiros pela modalidade de compra à distância, mas a comodidade e as facilidades são, certamente, os atrativos mais aclamados.

Com uma grande variedade de opções na tela, todos os segmentos — inclusive o artístico — se utilizam desse método para potencializar suas vendas. Assim, optar por uma loja virtual de artesanato é a melhor escolha para quem deseja produzir com qualidade e ter um custo reduzido.

Interessou-se pelas vantagens e quer começar a comprar na internet? Veja como proceder na hora de optar por um e-commerce de artesanato:

Confira a credibilidade do estabelecimento

Assim como as lojas físicas, as virtuais também têm uma reputação a ser zelada. No entanto, no mundo da internet, a confiança é medida de maneiras bem específicas. Isso não tira a necessidade de saber se o estabelecimento que você está prestes a escolher é confiável ou não.

Sendo assim, busque pelo nome da empresa no Google e verifique se existem muitas reclamações a seu respeito. Mais do que isso: é fundamental descobrir como ela lida com as solicitações dos clientes. Afinal, mais importante do que não errar é saber contornar da melhor maneira as falhas, não é mesmo?

Outra forma inteligente de fazer isso é lendo o “Sobre” ou “Quem somos nós” que tais sites geralmente disponibilizam. Uma boa página institucional, com a história ou a missão empresarial esclarecidas, serve como um termômetro para identificar o seu comportamento em geral.

Não se esqueça de verificar a existência de promoções e condições de pagamento realistas. Além disso, também é preciso que ela consiga comprovar que aquele ambiente online é totalmente seguro para qualquer tipo de transação.

Essas práticas servem para comprar materiais de artesanato e qualquer outro tipo de objeto ou serviço. Então, fique de olho e não se deixe guiar apenas pelos preços mais sedutores.

Caso contrário, a dor de cabeça que você pode ter com prazos não cumpridos, produtos com problemas e dificuldades de devolução tende a ser bem mais cara do que o próprio valor da mercadoria: nem toda economia vale a pena!

Deixe o impulso de lado

Você teve uma ideia incrível para fazer uma obra e sai por aí procurando um material específico, mas não o encontra. Lembra-se da internet, procura e finalmente acha várias ofertas “ótimas”. É normal que você se empolgue, mas fazer essa aquisição por impulso pode ser extremamente prejudicial.

Olhe com atenção para a loja virtual. Ela cumpre todos aqueles requisitos comentados no tópico anterior? Se você já conferiu isso e a empresa é de confiança, não deixe de procurar por referências de clientes que já compraram os materiais que lhe interessam.

A opinião de outras pessoas é essencial nesses momentos. Afinal, a não ser que conheça exatamente o modelo daquele fornecedor, você ainda não sabe direito se ele poderá atender às necessidades de seu projeto.

Os comentários podem lhe dar uma luz nesse sentido e atestar a usabilidade real daquilo que você quer. Aliás, boas lojas disponibilizam opções de uso e descrições detalhadas sobre aquilo que vendem, justamente para evitar frustrar o consumidor que não sabe muito bem o que está buscando.

Se você está iniciando na bricolagem, por exemplo, e ainda não conhece as ferramentas necessárias para realizar tal atividade, não saia comprando todas as boas alternativas que achar pela web. O ideal é analisar direitinho tudo que você realmente precisa por agora e, aos poucos, montar seu arsenal de itens.

Pouco a pouco, você saberá o que é necessário para fazer um scrapbook ou montar itens com biscuit. Comece devagar e procure sempre por quem oferece preços competitivos e tem comprometimento com o cliente. O impulso e a inspiração costumeiramente andam juntos, mas você não precisa ter pressa para desfrutar das maravilhosas sensações que o artesanato traz.

Planeje-se antes de visitar uma loja virtual de artesanato

Sim, sabemos que você não corre o risco de tomar chuva ou dar de cara com a porta. Mas, ainda assim, o planejamento é importante. Por isso, depois de conceber sua ideia, faça anotações dos processos a serem percorridos para que aquele projeto seja finalizado.

Parece muito difícil, mas basta ter um bloco de anotações. Vamos supor que você queira fazer uma série de trabalhos com desenho e ilustração:

  • delimite quais cores você pretende utilizar;
  • escolha os modelos de papel;
  • vai fazer alguma técnica específica? Liste todo o material pretendido;
  • divida o processo em etapas de criação.

Dedicando alguns poucos minutos à concepção e à segmentação de sua metodologia, fica mais fácil fazer as compras de um jeito consciente e sem desperdiçar seu rico dinheirinho. Afinal, não há nada pior do que gastar com um material caro e vê-lo jogado às traças dentro do armário, não é mesmo?

É por isso que a organização é tão útil. Ela te poupa de gastar à toa e ainda direciona a produtividade de suas funções.

Saiba de suas garantias

Você comprou um cavalete e não tem certeza se ele chegará a tempo de concluir uma pintura encomendada? Pois saiba que você tem garantias! 

prazo médio de compras feitas online é muito variável. Apesar disso, a partir do momento em que adquire algo, o vendedor estabelece um compromisso com você. E esse acordo precisa, evidentemente, ser cumprido. Portanto, se o site informa, no ato da compra, que “seu pedido chegará em até 5 dias úteis”, fique de olho na contagem e vá além: tire uma foto ou um printscreen dessa tela.

Caso ocorra algum atraso, entre em contato por e-mail com o estabelecimento e documente todas as suas reclamações. É importante que você tenha tudo devidamente guardado, pois pode ser preciso tomar uma medida judicial ou algo do gênero.

Se o seu problema não for solucionado, você pode exigir uma troca por algo de mesmo valor ou pedir todo o seu dinheiro de volta. O e-commerce é uma inovação preciosa e confiável. O acesso à arte, facilitado por uma boa loja virtual de artesanato, provavelmente possibilitará que seus conceitos se expandam.

Você está em busca de um produto específico ou tem alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo chat online ou nosso telefone: nossa equipe está à disposição para atendê-lo!

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This