Curso de arte

Pátina: aprenda aqui como fazer

como fazer pátina
Escrito por Casa das Artes

A pátina é uma das técnicas mais valorizadas de artesanato. Muito versátil, ela pode ser aplicada tanto em móveis quanto em objetos como oratórios, caixas, porta-retratos, bandejas etc.

Geralmente, a pátina é feita em superfícies de madeira e MDF, mas outros materiais também podem ser trabalhados. Seu efeito é capaz de transformar as peças restauradas ou colocar uma cobertura envelhecida em novos itens.

Ficou interessado? Então entenda agora como fazer pátina para dar uma nova cara aos seus pertences!

O que é pátina

Originalmente, o termo pátina se refere à oxidação natural que se forma em peças de metal a partir das ações do clima e, com o passar do tempo, o efeito causado acabou batizando um visual estético que valoriza o aspecto envelhecido dos objetos. 

No artesanato, a pátina batiza uma técnica de pintura que visa dar às superfícies o mesmo efeito envelhecido natural dos metais, deixando as peças próximas ao estilo provençal — muito em alta na decoração hoje. 

O visual antigo se tornou muito valorizado esteticamente e, por essa razão, o procedimento fez sucesso no artesanato e na restauração de peças vintage, sendo capaz de criar resultados charmosos e elegantes. 

Pátina em móveis

Quando utilizada na mobília, a pátina se apresenta como uma forma de restaurar peças antigas de madeira, cheias de memórias, mas já desgastadas pelo tempo.

Esses móveis clássicos, além de possuírem valor sentimental para a família, costumam ser peças feitas com madeira de qualidade, com uma estrutura forte embaixo do visual parcialmente degradado. A pátina consegue renovar a parte estética e garante que a mobília seja reaproveitada durante mais alguns anos. 

Já as novas peças de madeira ou de MDF podem ganhar um visual diferente, cheio de personalidade e com um ar retrô se forem bem trabalhados com a pátina. É possível deixar novos móveis com a elegância dos antigos utilizando esse tipo de pintura.

Artesanato com pátina

Além de móveis, a técnica pode ser aplicada em peças de artesanato — bandejas, oratórios, caixas, molduras, etc — para complementar a decoração. Essa é uma das possibilidades para revestir artigos de MDF comprados crus.

Trata-se de um caminho interessante para quem quer fazer peças para a casa de forma DIY, com a possibilidade de utilizar itens do dia-a-dia de maneira simples e prática. Mais adiante, você vai conferir o passo a passo para começar a trabalhar com pátina. 

Vantagens da técnica

Além do visual bonito que fica nas peças em que esse procedimento é empregado, existem muitas outras vantagens. No caso da restauração de móveis e objetos de decoração, por exemplo, é possível economizar ao reaproveitar a mobília que você já tem, dispensando a compra de itens novos. Assim, você também conserva a memória da família e evita o desperdício. 

As peças novas, quando decoradas com pátina, também apresentam vantagens. Um item revestido dessa forma se torna único na casa, criando um ponto de destaque na decoração. Basta um móvel com pátina para preencher com elegância um local!

Esse tipo de revestimento ainda protege a madeira, já que são diversas camadas de tinta. E, se posteriormente ocorrer alguma batida ou arranhão que danifique o móvel, o dano pode ficar quase imperceptível, visto que o aspecto já é de uma peça desgastada. 

Materiais necessários

O primeiro passo quando se trata de artesanato é fazer uma lista com todo os materiais que você vai precisar durante as etapas, para que não seja surpreendido no meio do processo pela falta de matéria-prima. 

Para aplicar pátina em madeiras, MDF e similares você vai precisar ter em mãos:

Após ter todos esses itens à mão, chegou a hora de começar a executar a pátina.

Como fazer pátina

Primeiro, lixe a madeira para corrigir imperfeições indesejáveis e ajudar a tinta a aderir melhor. Em seguida, limpe a superfície com um pano seco. Após a preparação da madeira, é hora de aplicar a tinta PVA branca com o rolinho. Deixe secar a primeira demão e, em seguida, passe a segunda. 

Quando a peça estiver totalmente branca e seca, prepare uma mistura com 80% de massa corrida e 20% de tinta PVA branca. Cubra toda a superfície com esse preparado e aguarde secar completamente, por 24 horas. 

No dia seguinte, dê prosseguimento com a tinta colorida, do tom que você escolheu. Pegue o pincel de cerdas grossas e aplique a tinta, sempre no mesmo sentido. Essa demão deve secar por 12 horas.

Dica: se a tinta PVA estiver grossa, difícil de ser colocada, misture com um pouco de água para que ela fique mais molinha.

Após a pintura estar totalmente seca, passe novamente a lixa para madeira na peça inteira. Para finalizar, coloque uma porção da cera incolor em um pano e ponha por cima de toda a superfície de madeira. 

Pátina de demolição

Existem outros estilos de pátina para fazer artesanato. Um tipo que está muito em alta é a pátina de demolição. Ela recebe esse nome porque deixa o móvel com o mesmo efeito de madeira reciclada após demolições. Esse tipo de pátina não fica com brilho no resultado final, e o aspecto é de uma superfície bem desgastada, acompanhando a tendência rústica de decoração. 

Para aplicar essa técnica, os materiais necessários são:

Primeiro, aplique a tinta mais escura em todo o móvel. Após secar a primeira demão, pinte a segunda e deixe secar completamente. Depois, passe uma vela comum durante toda a superfície, de forma que a parafina se espalhe bem sobre o móvel. 

Com o pincel de cerdas grossas, ponha a tinta de tom mais claro por cima de toda a superfície. Deixe secar novamente. Então, lixe bem o móvel, sempre na mesma direção, e deixe aparecer a camada inferior para criar uma aparência desgastada. Após lixar, aplique a cera incolor para proteger o móvel de umidade, arranhões e outros possível danos. 

Agora que você já aprendeu como fazer pátina, basta escolher as peças que vão receber essa técnica e transformar a decoração da sua casa. Quer acompanhar outras dicas como essas? Curta nossa página no Facebook e siga a gente no Instagram!

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This