Material para artesanato

Pintura metálica artesanal: tudo o que você precisa saber!

Pintura metálica
Escrito por Casa das Artes

O metalizado roubou a cena nas passarelas e se tornou uma forte tendência no mundo da moda, e é exatamente por isso que ele não poderia deixar de ser uma excelente aposta para a decoração.

São inúmeras as possibilidades de trabalhar o efeito através da pintura metálica artesanal para criar artigos de decoração únicos, tanto para sua casa quanto para eventos.

A pintura metálica é uma ótima opção para dar vida a caixas de MDF, potes e garrafas de vidro, peças de cerâmica, garrafas pet, entre outros objetos de decoração.

Para conferir esse efeito, há várias técnicas de pintura que podem ser utilizadas. Os materiais também são diversos, como tintas acrílicas, sprays e pastas metálicas, por exemplo.

Quer saber mais sobre esse tipo de pintura e entender de vez como utilizá-la? Continue a leitura e confira nossas dicas!

Tipos de pintura metálica

Existem várias técnicas que podem ser aplicadas para realizar a pintura metálica, que variam de acordo com os materiais usados e com o efeito que se quer obter.

Confira, a seguir, algumas formas fáceis de realizar a pintura metálica artesanal e escolha a que mais gostar para começar agora mesmo!

Pátina provençal

A pátina provençal é uma técnica de pintura que pode ser utilizada em vários materiais. Para aplicá-la ao vidro, por exemplo, basta utilizar uma tinta acrílica metalizada.

Após pintar o objeto e deixá-lo secar, utilize uma lixa fina para desgastar algumas partes do vidro, como relevos ou pontos específicos.

Dessa forma, é criado um efeito estético vintage bem romântico, ideal para decoração de casamentos e ocasiões semelhantes. Utilize flores para decorar e tenha um resultado incrível!

Pintura interna

Para pintar frascos, jarras ou garrafas de vidro internamente, basta depositar uma quantidade generosa de tinta na parte interior do recipiente, tampá-lo e balançá-lo até a tinta se espalhar.

Para retirar o excesso do produto, deixe o vidro virado sobre a própria tampa ou sobre um pedaço de papel.

É possível, ainda, trabalhar cores diferentes e criar um lindo efeito visual. Para isso, basta pingar algumas gotas de uma das tintas no fundo do recipiente e girá-lo para criar formas geométricas.

Em seguida, despeje gotas da outra cor na parte superior do vidro, ainda por dentro dele, e gire-o novamente. Para retirar o excesso de tinta, basta seguir o mesmo passo indicado anteriormente.

Texturização metalizada

Ter o incrível efeito da texturização metalizada em seus objetos é muito mais simples do que parece.

Utilizando uma caixa de MDF, por exemplo, coloque pasta de modelagem na superfície onde quer aplicar a texturização e espalhe com uma espátula artística, fazendo relevos como se estivesse rebocando uma parede.

Após a secagem, que dura em média 6 horas, passe uma lixa fina de forma bem leve sobre a pasta, para retirar o excesso de produto e as pontas que podem vir a quebrar posteriormente.

Utilize uma tinta acrílica preta para pintar a caixa, na parte onde foi aplicada a pasta, e deixe secar.

Por fim, aplique a pasta metalizada com a cor de sua preferência — sugerimos prata, dourada ou cobre — sobre toda a textura, com a ponta dos dedos de forma bem suave, para não tampar toda a tinta preta, e deixe secar. Está pronta sua peça com texturização metalizada!

Da pintura ao forno

A tinta acrílica metalizada também pode ser usada em peças de cerâmica e de porcelana.

Basta realizar a limpeza e a pintura da peça, deixá-la secar por 24 horas e, então, levá-la ao forno doméstico preaquecido na temperatura de 150 graus, onde deve ficar por 35 minutos.

Após desligar o forno, deixe a peça esfriar dentro dele.

Quais cuidados tomar durante a pintura?

Como ocorre com grande parte dos trabalhos artesanais, para realizar a pintura metalizada é importante tomar alguns cuidados que vão garantir o melhor aproveitamento dos materiais e a durabilidade e qualidade da peça produzida.

Escolha o material adequado

A escolha do tipo certo de tinta para o material que será trabalhado é um passo essencial em qualquer tipo de artesanato. O mercado tem cada vez mais produtos para atender a todas as necessidades, fique atento!

Prepare a base

Para que a pintura metálica tenha uma excelente aderência ao objeto que irá recebê-la, é importante avaliar o que deve ser feito com o material antes da aplicação da tinta.

Em geral, para a pintura com tinta acrílica, ao utilizar madeira, cerâmica, gesso, isopor, couro, cortiça, papel e papelão, é necessário preparar o material com base acrílica para artesanato, goma-laca ou base seladora. Já para PET e vidro, deve ser aplicado o primer artesanal.

Faça a aplicação correta

Cada tipo de tinta utilizado requer um modo específico de aplicação. A tinta acrílica e a pasta metalizada, por exemplo, devem ser aplicadas com rolinho, pincel ou esponja.

Além de conferir a indicação na embalagem do produto, é importante se atentar para o efeito desejado. Já a aplicação do spray é feita a partir da própria embalagem.

Aguarde o tempo de secagem

Aguardar o tempo de secagem indicado na embalagem e dar uma segunda mão de tinta é essencial para que a peça fique com acabamento perfeito, então nada de se apressar ou deixar de dar a demão.

Onde comprar materiais para pintura metálica?

Aqui no blog, nós já falamos sobre as vantagens de comprar materiais de artesanato em um e-commerce, uma vez que, na internet, é possível encontrar uma maior variedade de produtos e ainda ter a facilidade de receber tudo em casa.

Basta ter o cuidado de buscar uma loja virtual de artesanato confiável e que mantenha bom relacionamento com seus clientes, para aproveitar a hora das compras.

Agora que você já sabe tudo sobre a pintura metálica artesanal, como e quando utilizá-la para criar lindas peças decorativas, que tal colocar a mão na massa? Vidro, madeira, cerâmica e até mesmo papelão podem ser transformados com essa técnica, que tem um excelente custo-benefício.

Viu só como é possível conseguir uma renda extra com a venda dos artigos de decoração feitos por você?

Para ficar por dentro de outras dicas e novidades sobre artesanato e decoração, não deixe de nos acompanhar pelo Facebook e Instagram!

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This