Material para artesanato

Saiba como fazer artesanatos de mosaico

artesanatos de mosaico
Escrito por Casa das Artes

A prática do artesanato é bastante popular no Brasil. Além de ser um ótimo passatempo, muitos também utilizam a arte como uma forma de gerar renda. E, por falar nisso, você sabia que o mosaico é uma ótima forma de ganhar um dinheirinho a partir do seu talento?

Se você ficou com vontade de se aventurar nessa produção, confira agora esse guia que preparamos para explicar em detalhes como fazer artesanatos de mosaico!

O que é o mosaico e por que trabalhar com essa técnica?

O mosaico é uma técnica de artesanato que consiste em reaproveitar cacos, sobras de azulejos, louças ou pastilhas para formar desenhos ou padronagens que resultam em trabalhos primorosos.

O artesanato em mosaico é uma atividade com um bom custo-benefício, pois, dependendo do trabalho, é possível encontrar a matéria-prima para a produção das peças até mesmo em casa. Você pode reaproveitar os cacos de uma garrafa de vidro, por exemplo, ou um vaso de cerâmica que tenha se partido.

O mosaico também se encaixa na filosofia do upcycling, que é o processo de transformar objetos, resíduos ou produtos descartáveis que já não têm mais utilidade em produtos novos. Assim, o trabalho em mosaico ganha ainda mais significado.

Seguindo esses princípios, você pode buscar a matéria-prima em descarte de obras ou buscar azulejos que eventualmente se quebram em lojas de materiais de construção. O custo da peça vai cair ainda mais, sem comprometer a qualidade do produto final.

Além de ser uma técnica com pegada sustentável baseada em reaproveitamento, a preparação e a montagem das peças têm efeito terapêutico. Montar um mosaico não é uma tarefa complicada, mas sim uma atividade de raciocínio, concentração e relaxamento, perfeita para desestressar da correria do dia a dia!

Com quais tipos de material ele pode ser feito?

Como você viu, essa técnica pode ser feita a partir do reaproveitamento de uma série de materiais que encontramos em casa, como cacos de vidro de diversas cores, berlindes (bolinha de gude) ou sobras de azulejos.

Para um trabalho ainda mais profissional, também é possível comprar a matéria-prima em lojas especializadas em bricolagem ou locais que vendem pastilhas de vidro. Há também trabalhos feitos em pastilhas de vidro cristal, mas são um pouco mais caras. Peças montadas com cerâmica ou fibra de coco conferem ao trabalho um ar mais rústico, mas não menos sofisticado.

Onde posso aplicar a técnica de artesanatos de mosaico?

Geralmente, o mosaico é feito em uma base de madeira para peças menores, como bandejas ou mesinhas. Porém, a técnica também é utilizada em paredes e painéis com medidas bem maiores. Na verdade, a imaginação é o limite, pois a técnica se adapta bem a qualquer superfície plana que receba bem o produto “fixador” dos cacos.

Encontramos a mesma diversidade nos materiais que formarão o mosaico, desde garrafas de vidro descartadas até aquele vaso de porcelana que se quebrou e não tem como salvar. O que confere beleza à peça é saber combinar harmoniosamente as nuances de cores e os encaixes!

Onde posso divulgar meus trabalhos?

O artesanato ultrapassou as barreiras das feirinhas locais de bairro. Hoje, a internet é uma grande aliada dos artesãos, que conseguem expor seus trabalhos para o mundo todo sem ficarem restritos a determinado horário em um só local.

Divulgue seu trabalho em grupos de artesanato nas redes sociais e peça opiniões e dicas de quem já está nessa área há mais tempo que você. Redes mais voltadas para imagens como o Pinterest ou o Instagram são ótimas vitrines e também bons meios de entrar em contato com pessoas interessadas em seu trabalho.

Como posso começar a fazer artesanatos de mosaico?

Agora é hora de dar asas à sua criatividade! Preparamos um tutorial para que você comece a praticar a técnica do mosaico. Com treino e paciência, é possível ganhar experiência e alçar voos maiores, com peças mais complexas.

Para começar, vamos explicar como transformar uma bandejinha de MDF em uma peça linda que vai dar um toque colorido à sua casa! Vamos lá?

Separando os materiais

Antes de começar, certifique-se de ter:

  • superfície onde será aplicado o mosaico: neste caso, vamos trabalhar com uma bandeja simples de MDF. Você encontra este material em lojas especializadas em artesanato e ela vem crua — ou seja, sem nenhuma tinta ou verniz — para que você possa criar a sua peça com mais versatilidade;
  • matéria-prima (pastilhas de vidro, azulejos, cacos de cerâmica etc.): escolha o material de sua preferência para fazer o artesanato em mosaico. Se na sua cidade for difícil de encontrar, consulte lojas online;
  • cola para madeira;
  • torquês: esta ferramenta é fundamental para cortar e aparar os cacos ou pastilhas. O modelo sem roldanas é ideal para cortar azulejos, enquanto o que possui roldanas não estilhaça as pastilhas;
  • pinça: use esta ferramenta para encaixar as pecinhas na superfície;
  • rejunte: este material preenche os espaços vazios entre os cacos;
  • estopa, esponja, recipiente para rejunte e espátula flexível: estes materiais são usados para fazer o acabamento da peça;
  • verniz acrílico: o verniz protege o trabalho final.

Preparando a superfície

Comece preparando a bandeja, pintando as laterais com tinta branca do tipo PVA. Não é necessário pintar o fundo, pois ele receberá as pastilhas. Faça a lápis um desenho simples para começar. Prefira uma imagem grande para ficar mais fácil de cobrir. Separe os cacos por cores. No caso das pastilhas é ainda mais fácil, mas você também precisará da ferramenta torquês com roldanas.

Juntando as peças

Comece o desenho pelos contornos, cortando com a torquês caso precise aparar. Utilize pouca cola para um trabalho mais limpo e comece a posicionar as peças. No caso das pastilhas, observe que a parte com ranhuras deve ficar voltada para baixo. Cole os cacos sempre bem próximos ao contorno, pois ele é a base do desenho. A pinça auxilia no momento de encaixar peças menores.

Repita este processo, observando que o fundo do desenho pode ter pedaços maiores de cacos. Você pode utilizar também a pastilha inteira. Os espaços entre os cacos são necessários e serão cobertos com rejunte.

Aplicando o rejunte

Prepare o rejunte conforme as instruções do fabricante. Deixe descansar por quinze minutos antes de aplicar, utilizando uma espátula. A massa deve preencher todos os espaços. Deixe secar por dez minutos. Limpe suavemente com a estopa. Após uma hora descansando, limpe de novo com a estopa um pouco úmida. O rejunte demora 24 horas para secar.

Finalizando o mosaico

Para pintar a bandeja, cubra o mosaico com fita crepe e dê de duas a três demãos de tinta esmalte com base em água. Com a tinta seca, limpe novamente e deixe a peça preparada para o verniz, que deverá ser aplicado com o auxílio da estopa.

Agora que você já sabe por onde começar seus primeiros artesanatos de mosaico, basta treinar até aprimorar o seu trabalho. Afinal, este é um universo muito vasto, e há uma série de coisas para descobrir todos os dias!

Gostou das nossas dicas e quer continuar descobrindo novas oportunidades nas artes? Então aproveite para conferir 5 motivos para fazer bricolagem!

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This