Curso de arte

Saiba como fazer decoupage com fotos

decoupage com fotos
Escrito por Casa das Artes

Descobrir uma atividade que pode ser adotada como hobby e ainda gerar uma renda extra é o objetivo de muitos. Para a alegria dos criativos, o artesanato costuma atender bem essas duas necessidades.

Entre as diversas possibilidades do artesanato está a decoupage com fotos, atividade muito adotada também por quem gosta de decoração e transformação de objetos. Também conhecida como decupagem no Brasil, a origem do termo é italiana e, ao contrário do que muitos pensam, trata-se de uma prática extremamente simples de ser feita.

Quer conhecer melhor a técnica antes de colocar a mão na massa? Então continue a leitura, confira algumas dicas essenciais para fazer a decoupage com fotos e descubra quais materiais podem ser utilizados para isso!

Quais os materiais necessários?

O primeiro passo para começar o trabalho é separar os materiais necessários, que podem ser diversos. Inclusive, as fotos também podem ser substituídas por outras imagens — como guardanapos e adesivos, por exemplo —, mas esse não será o foco desse post.

Para preparar a imagem que será utilizada, é fundamental imprimi-la em papel comum: o papel utilizado na revelação de fotos é liso, o que dificulta a realização do trabalho e altera o resultado final. Durante a impressão, escolha entre uma versão colorida ou em tons diferentes, como preto, branco e sépia, que vão dar um ar todo especial à sua obra.

Veja os outros materiais necessários para fazer um bom trabalho:

Objeto em que a imagem será decupada

A decoupage pode ser feita em inúmeros materiais, como vidro, gesso e madeira. Um dos objetos mais utilizados pelos adeptos dessa arte é a caixa de MDF, fácil de ser encontrada e trabalhada.

Lixa

Embora não aparente a olho nu, mesmo a caixa de MDF pode conter algumas imperfeições que dificultam a colagem correta da imagem. Por isso, tenha sempre em mãos uma lixa para deixar a superfície lisa e sem nenhum relevo. Caso esteja utilizando uma caixa que possui algum tipo de acabamento artístico, a lixa terá a função de removê-lo.

Base acrílica

A função da base é preparar a superfície trabalhada para receber a tinta. Por esse motivo, ela deve ser o primeiro produto a ser passado em sua caixa após o devido acabamento com a lixa.

Tinta branca

O fundo branco é responsável por deixar as cores do seu trabalho com a tonalidade certa. Para conseguir o melhor resultado, é fundamental não deixar de passar a tinta branca (à base de água) em sua caixa ou no objeto a ser trabalhado antes de fazer a decoupage.

Cola branca

Existem inúmeras opções de cola branca para artesanato. Na hora da compra, procure adquirir os tipos próprios para decoupage.

Verniz

Por fim, o verniz será o responsável por dar o acabamento final e criar uma película protetora para que seu trabalho possa durar por muitos anos.

Esses são os materiais básicos para que você comece a fazer decoupage com fotos. Um ponto positivo em relação a eles é que possuem valor baixo, tornando esse tipo de trabalho econômico e prazeroso.

Como fazer a decoupage com fotos?

Com os materiais em mãos, é hora de começar o trabalho! O passo a passo a seguir é extremamente simples e deve ser realizado sem medo de erros. Lembre-se de que você está começando e poderá se aprimorar aos poucos.

  1. Comece lixando a caixa para tirar todas as suas imperfeições. Se esse procedimento não for necessário, vá direto para a próxima etapa. Mas, se você estiver com receio de cometer algum erro, lixe a tampa primeiro e, depois, o restante do objeto.
  2. Aplique uma camada de base acrílica para artesanato em toda a área que será trabalhada (não é preciso deixá-la uniforme). Em seguida, passe duas demãos da tinta branca e espere secar completamente. Para acelerar o processo, você pode utilizar um secador de cabelos.
  3. Com a tinta seca, aplique uma camada de cola branca sobre a superfície. Antes disso, verifique a embalagem para saber se é ou não necessário diluí-la em água. Feito isso, cole sua foto impressa em papel comum na superfície, tomando cuidado para não formar bolhas ou imperfeições.
  4. Para finalizar, passe uma camada de verniz em spray ou utilize um pincel para espalhar o produto.

Após secar essa última etapa, sua decoupage com fotos está pronta! Simples, não é mesmo?

Quais são os macetes para realizar a técnica?

O trabalho de decoupage é barato, simples, prazeroso e pode ser realizado por qualquer pessoa. Seguindo o passo a passo acima, você fará um lindo objeto para ser vendido ou dado como presente, mas com algumas informações e dicas extras é possível que ele fique impecável!

Confira os truques a seguir para garantir um resultado perfeito:

Não deixe bolhas ou imperfeições

No passo a passo acima, mencionamos que é importante colar a foto com delicadeza, mas, caso surjam bolhas, não se preocupe! Coloque um plástico sobre a imagem e, com o auxílio de um pano limpo e seco, alise a superfície até que esteja perfeita.

Utilize molduras

Para um acabamento ainda mais bonito, crie molduras para o seu trabalho (pode ser uma simples fita de cetim, por exemplo). O resultado fica muito bonito e certamente agregará valor à peça.

Tenha cuidado com o verniz

Lembre-se que o verniz em grande quantidade pode estragar seu trabalho. Ao utilizar o produto em spray, mantenha uma distância de 25 centímetros da superfície. Caso escolha aplicá-lo com pincel, faça-o em pequenas quantidades, uma vez que o excesso de produto pode escorrer.

Invista em imagens diversas

Além da decoupage com fotos, você pode investir também no trabalho com outras imagens em papel. Muitos artesãos optam por utilizar as estampas de guardanapos para criar efeitos incríveis. Aliás, não é preciso utilizar a imagem inteira: em um guardanapo com flores, por exemplo, é possível recortar algumas e criar uma arte mais minimalista, ou inseri-las como complemento em outra arte.

Seja para comercializar ou dar de presente, experimente também utilizar quadrados de madeira para fazer a decoupage ao invés de uma caixa ou tampa. O efeito, que simula uma foto impressa na madeira, costuma encantar muitas pessoas e ser ótimo para decoração!

Preparado e inspirado para começar a fazer a decoupage com fotos? Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários e compartilhe suas ideias com nossos leitores!

Sobre o autor

Casa das Artes

Deixar comentário.

Share This