Conheça técnicas de pintura com tinta óleo, acrílica e aquarela
Fonte de cultura e expressão artística, visitar um museu com pinturas pode ser fundamental para conhecer as diferentes maneiras de ver, interpretar e se relacionar com o mundo de pintores ao longo da história. Já, pintar os seus próprios quadros pode ser uma maneira bem interessante de expressar as suas próprias visões de mundo e sentimentos – ou até dialogar com a sua época.
Assim como são vários os artistas e quadros, também são várias as técnicas de pintura. Se você se interessa pelo assunto ou estuda pintura e quer empregar algumas delas, confira mais informações a seguir!
- Pintura com tinta óleo
A tinta óleo é bastante comum em pinturas conhecidas, de artistas clássicos. Quadros de Leonardo da Vinci, Salvador Dalí, Vincent Van Gogh e outros nomes foram feitos usando esse tipo de tinta e empregando técnicas de pintura com ele. Dentre as principais técnicas de pintura com tinta óleo, podemos citar:
- Pincel seco: essa técnica com tinta óleo é muito interessante para criar efeitos de neblina. Ela consiste na aplicação de uma camada de óleo sobre uma de tinta seca, usando um pincel seco e com pouca cor. Caso necessário, vale passar o pincel em um papel para retirar bem o excesso de pigmento, dando leves pinceladas em seguida.
- Alla prima: usada por Monet, essa técnica é o oposto da anterior: nela, você não espera que as camadas sequem, mas adiciona uma após a outra continuamente, sem a possibilidade de corrigir erros. Como resultado, parece que a tinta “escorre” no quadro.
- Tinta acrílica
Outra tinta bastante usada ao longo da história da arte é a tinta acrílica. Também existem técnicas usadas com ela – e que geralmente estão ligadas ao fato dessa tinta ser solúvel em água. Se você quer criar efeitos em degradê de uma só cor, por exemplo, basta adicionar camadas mais finas da tinta e acrescentar mais tinta para deixar a cor mais escura, aos poucos.
A tinta acrílica seca rapidamente. Por isso, é importante mantê-la sempre bem diluída.
- Tinta aquarela
A tinta aquarela é altamente solúvel em água e, ao contrário das anteriores, não é recomendada para pintura em tela, já que a superfície usada deve ser horizontal, evitando que a tinta escorra. Algumas das principais técnicas com tinta aquarela são:
- Molhado sobre molhado: consiste em molhar o papel com um pincel aguado antes de usar a tinta aquarela. A técnica é interessante para quem busca um efeito degradê, ou simplesmente quer que as cores se misturem com facilidade.
- Pincel seco: a técnica consiste em molhar o pincel na menor quantidade de tinta aquarela possível. O resultado é uma pintura altamente texturizada.
- Transparência: essa é uma das técnicas mais interessantes. Para fazê-la, basta usar um papel seco e intercalar camadas com tinta aquarela bem diluída e camadas menos diluídas, formando sobreposições.
Encontre os materiais para pintura ideais na Casa das Artes!
Se você quer os materiais de pintura adequados para aplicar as suas técnicas com tinta óleo, tinta acrílica ou tinta aquarela, pode encontrá-los na Casa das Artes, uma das lojas online mais completas quando o assunto é arte! No website, você encontra pincéis, tintas, materiais para desenho, telas, cavaletes, réguas e o que mais precisar para o quadro perfeito, além de cursos e workshops para artesanato. Acesse e adquira os materiais corretos para as suas obras!