Caneta gel: 4 dicas para usar uma

Caneta gel: 4 dicas para usar uma

A caneta em gel é um dos materiais mais populares quando o assunto é desenhar em papel. A versatilidade desse produto e seu preço, geralmente acessível, garantem que a caneta gel seja a escolha de muitos desenhistas, ou até mesmo quem quer dar um toque de cor para o caderno.

Nós do site A Casa de Artes acreditamos que nem só de estudos sobre o desenho vive um bom desenhista e/ou colorista. Para realmente evoluir com seus traços, também é importante saber tudo sobre o material utilizado na rotina de desenhos.

Por isso, hoje trouxemos 4 dicas que vão te ajudar a produzir melhores desenhos com caneta gel. Acompanhe:

O que é a caneta gel?

Desenvolvida no Japão, a caneta leva esse nome pois seu pigmento, presente na tinta, fica suspenso em um gel à base de água, que fazem com que ela tenha um traço mais fluído, que desliza com facilidade no papel.

Essa caneta foi muito popular em formas de glitter e neon, principalmente entre as meninas mais jovens que gostavam de acrescentar cores no dia a dia da escola, e é utilizada até hoje com esse e outros propósitos.

Geralmente, é possível encontrar essa caneta em pacotes de 6, com cores fortes, diferentes e bem pigmentadas. Sem tampa, ela seca rapidamente.

Dicas para usar a caneta em gel

Técnica de aquarela

Quando falamos que a caneta gel também é um dos artigos de papelaria favoritos dos desenhistas, não estamos mentindo. Muitos artistas gostam de usar esse material para pintar os desenhos ao invés de lápis, por causa da grande quantidade de tinta que libera.

Além disso, por causa da fluidez do traço dessa caneta, pintar desenhos com ela é quase uma sessão de terapia.

Para finalizar, basta aplicar um pincel umedecido em água depois de pintar uma parte do desenho com a caneta, antes que a tinta seque no papel.

Cores metálicas e neon

As cores metálicas, neon e com glitter que mencionamos anteriormente também dão um visual super diferente para desenhos e escritas e são uma ótima aposta para quem quer algo ainda mais colorido.

Para recados e bilhetes

Ela também é ótima para escrever recados, cartas e bilhetes importantes, como aquele cartão de natal especial. Nesse departamento, as canetas gel com glitter são um sucesso!

Mistura de cores

Misturar as cores na hora da pintura também é uma ótima dica para quem quer usar a caneta em gel em todo seu potencial e receber um resultado ainda melhor. Isso porque a graça da caneta são os tons vivos das suas cores, e misturando-os, você obtém ainda mais resultados.

Limpar a ponta

Entre um desenho e outro, é importante limpar a ponta da caneta gel. Isso porque os traços fluídos e limpos que ela proporciona se devem a constante saída de gel da ponta, que também é o motivo da caneta secar rapidamente quando está sem tampa. 

Portanto, limpe as pontas antes de usar a caneta pela primeira vez depois de um tempo, pois é provável que algum gel esteja acumulado ali e possa estragar o desenho ou a escrita.

No site A Casa das Artes, você encontra todos os tipos de materiais para desenho que desejar. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *