Dicas para pintar um quadro

Dicas para pintar um quadro

Pintar um quadro nem sempre é uma das tarefas mais fáceis, principalmente quando se é iniciante. Felizmente, usando as dicas certas é possível obter sucesso em suas primeiras pinturas com tinta aquarela ou de outro tipo.

A seguir, veja um passo a passo para começar a pintar os seus quadros e garanta o aperfeiçoamento de suas técnicas a longo prazo!

Separe o que você vai usar

É fundamental organizar-se para deixar a sua tarefa mais simples. Se você vai pintar um quadro usando tinta aquarela, por exemplo, prepare os materiais para aquarela, como os pincéis que irá usar, incluindo pincel chato e com ponta redonda, as respectivas tintas, o godê e um lápis de cor aquarelável. Vale lembrar que pinturas em aquarela são feitas em um papel específico, não em tela – e não há necessidade de usar um cavalete. Tenha também em mãos papel toalha, um copo com água para diluir o pigmento caso seja necessário e outros materiais para aquarela que possam tornar a sua pintura mais fácil.

Se a sua pintura for feita com outro tipo de tinta, use um cavalete para ajustar a altura da tela e deixar os seus braços confortáveis para a pintura!

Faça um esboço da imagem usando um lápis

Por que não começar com um esboço da imagem que você quer pintar antes de aplicar a tinta aquarela de fato? Essa prática pode deixar a pintura mais simples e auxiliá-lo no posicionamento das principais características de sua pintura. Sempre que possível, faça contornos suaves das imagens que quer pintar.

Comece por tons mais escuros

Essa dica é essencial para quem vai pintar não com tinta aquarela, mas de outros tipos: sempre que possível, comece pelos tons de fundo, que são mais escuros. Essa técnica pode facilitar muito a sua pintura, já que as partes mais escuras e de contorno do esboço estão bem delimitadas, o que ajuda na hora de adicionar os tons mais claros.

Atenção às técnicas!

Existem técnicas diferentes para cada tipo de tinta. No caso da tinta aquarela, que não requer o uso de cavalete, a superfície usada – que, geralmente, é uma folha para aquarela – permite várias técnicas de mistura de tons ao deixar a tinta escorrer, por exemplo. Já a tinta a óleo e a tinta acrílica (também comuns para quadros) tendem a ser as escolhidas para pinturas mais realistas e que incluem técnicas como camadas, impasto, tinta fluida (adicionando água à tinta acrílica), entre outras.

Paciência é a chave para um bom trabalho

A dica de ouro é ter paciência. Se você é iniciante, mesmo tendo os melhores materiais para pintura, a técnica “perfeita” leva tempo. Não se deixe levar por erros, mas aprenda com eles. Essa é, com certeza, uma ótima maneira de permitir que a arte o inspire.

Encontre os melhores materiais aquarela e outras tintas na Casa das Artes

Se você quer evoluir na pintura, pode encontrar os melhores materiais na Casa das Artes. São diversas opções de tintas aquarela, acrílica, óleo, cavaletes, pincéis em vários tamanhos e formas, além de materiais para artesanato e até cursos de aperfeiçoamento, em um site completo, feito para você. 

Na Casa das Artes, você tem 10% de desconto na primeira compra, frete grátis acima de determinados valores e parcelamento em até 10x sem juros. Confira as opções disponíveis e tenha os melhores materiais para as suas pinturas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *