Qual a função de um esquadro de desenho?

Qual a função de um esquadro de desenho?

Se enganam os que imaginam que os materiais para artes são usados apenas na escola e faculdade, pois objetos como o esquadro de acrílico é fundamental para muitas áreas. Pode parecer uma simples régua, mas o esquadro faz milagres pela construção civil, arquitetura, design de interiores e muitas outras profissões.

Ele é feito para aferições e medidas de ângulo reto, possui diversos tamanhos e materiais, assim são separados os modelos para estudo dos de uso profissional. Conheça melhor sobre o uso e tipos de esquadros:

Tipos de esquadros

O modelo do esquadro depende de seu ângulo, e não do material como todo mundo imagina. O esquadro de 90° tem o formato de L, é comumente usado por engenheiro e pedreiros, com a linha horizontal vertical e um canto perfeito. Os demais são feitos em formato de triângulo, que são de 45°, 60° e 30°. Cada pessoa determina qual necessita para seu trabalho, os escolares geralmente tem  60° ou 30°

Material do esquadro

O material diz respeito a durabilidade, pois se o uso for contínuo, como em projetos arquitetônicos, é preferível que tenha uma matéria-prima resistente e seja durável. Os escolares duram anos, pois são usados periodicamente, por seu valor acessível as escolas costumam pedir os plásticos, o famoso esquadro de acrílico.

O esquadro de aço é usado em trabalhos mais pesados, onde corre o risco de fricção com outros materiais. Esse material para desenho é bastante usual entre os carpinteiros.

A madeira também pode ser usada, mas com o tempo pode apresentar falhas pela curvatura. Os esquadros de madeira são maiores, sua utilização mais tradicional são nas escolas e faculdades para a apresentação do professor, assim facilitam a visualização.

Importância do esquadro

O instrumento auxilia no aprendizado de alunos de todas as idades, dos primeiros anos de geométrica até as áreas de faculdade. Na vida profissional ele é ainda mais importante, pois pode evitar acidentes, construções de risco e uma série de problemas. 

Na construção civil é onde o esquadro é crucial, pois a aferição para o projeto e conferência evita que a obra seja finalizada irregularmente. Encontrar o erro antes do término poupa recursos, tempo e protege toda a construção.

Marcas de esquadro

As marcas variam de acordo com o material, pois cada área utiliza uma matéria-prima, logo o aço é comum na construção civil e tem como referência a fabricante Stanley, os materiais escolares são feitos pela Acrimet, Desetec, dentre outras, e os madeira são da Souza. Muitas outras companhias realizam o mesmo trabalho, basta escolher qual melhor supre a necessidade do projeto.

Na hora de comprar o esquadro, e outros artigos de papelaria, é preciso focar no ângulo e tamanho, para então escolher. 

Material para desenho é na A Casa das Artes, onde você encontra as melhores marcas e tudo que precisa para melhorar seu desempenho. Para pintura, desenho, artesanato, papelaria e organização, conheça as opções das lojas físicas ou da virtual, que entrega em todo território nacional com rapidez e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *