Tinta aquarela: conheça as paletas da A Casa das Artes

Tinta aquarela: conheça as paletas da A Casa das Artes

Quem nunca desenhou com tinta aquarela quando era criança? Mas muito além de brincadeira de criança, os materiais para aquarela podem proporcionar obras de artes. 

Nesse post você vai conhecer um pouco sobre esse material que anda tomando conta da vida de diversos artistas pelo mundo! 

Conhecendo a tinta

Antes de começar a aquarelar por aí, precisamos conhecer um pouco mais sobre o material que vamos utilizar. 

As primeiras aquarelas surgiram a partir de pedras e plantas moídas e para dar consistência à mistura era adicionado algum líquido, podendo ser óleo, água ou gema de ovo. 

Ela surgiu no século II a.C, e tornou- se mundialmente conhecida graças a propagação e circulação do papel. 

Suas categorias 

Possuindo categorias distintas que facilitam nosso trabalho na hora de comprar:

  • escolares: geralmente produzida a partir de pigmentos sintéticos e corantes, por isso possuem um preço mais acessível;
  • estudantis: parecidas com as profissionais mas sua composição apresenta substituições por pigmentos mais baratos e com menos aditivos;
  • profissionais: produzidas a partir de pigmentos de alta qualidade, naturais e sintéticos, podem apresentar um preço mais elevado do que as outras, justamente por entregar mais qualidade. 

A tinta aquarela pode ser apresentada em diversas formas, como em bastão, pastilha, bisnaga ou líquidas. Onde as mais conhecidas são as em pastilha ou bisnaga. 

A sua forma não influencia diretamente na qualidade do produto, mas sim no seu objetivo de praticidade, por exemplo no caso das pastilhas que geralmente devem ser utilizadas com água e costumam ser práticas para carregar por aí, mas difícil de ser usada em grandes pinturas pois sua tinta é liberada aos poucos. 

Qual escolher 

Para quem está começando o recomendável é iniciar com um estojo de aquarela escolar, pois assim você pode ir pegando a prática antes de começar a aperfeiçoar suas técnicas com a paleta semiprofissional (estudantil). 

Enquanto a linha profissional que possui uma melhor pigmentação e durabilidade da tinta, é indicada para aqueles que já dominam as técnicas de pintura com aquarela.

Para que tudo dê certo no seu desenho devemos escolher os materiais certos, por exemplo o papel, principalmente quando as utilizam com água onde o papel seria facilmente desfeito e seu desenho iria se afogar. Escolha os pincéis com cuidado e de acordo com cada objetivo no desenho. 

Propriedades da aquarela

  • transparência: visada principalmente pelos pintores. Quanto maior a transparência da tinta, mais brilho ela apresenta;
  • opacidade: aparecem principalmente nas tintas opacas pois não possuem brilho, já que não há uma refração na superfície branca;
  • capacidade de adesão: o quanto a tinta usada “fixa” no papel;
  • permanência: o quanto a tinta dura, onde quanto maior a taxa de permanência por mais tempo sua pigmentação irá se manter viva;
  • granulação: a textura da tinta. 

Agora que você conhece um pouco sobre a tinta aquarela, chegou o momento de adquiri-la junto com diversos outros materiais, como um cavalete para pintura! Aqui na A Casa das Artes você encontra tudo que deseja com ótimas promoções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *