Tintas para telas: algumas dicas para iniciantes da A Casa das Artes

Tintas para telas: algumas dicas para iniciantes da A Casa das Artes

Alguns preferem se arriscar no mundo da aquarela enquanto outros tentam o mundo das tintas de tela. Pintar sempre foi uma arte independente do material utilizado para dar cor aos objetos. 

A Casa das Artes separou algumas dicas que vão te ajudar a dar vida aos seus desejos de pintura! Confira já:

Escolhendo os materiais

Para começar com o pé direito, devemos escolher os materiais utilizados com cuidado, já que eles refletirão no produto final. 

Para iniciantes a melhor opção é começar com os mais básicos, materiais como o lápis ou carvão para iniciar o esboço, uma espátula para misturar as tintas, um solvente e óleo, e principalmente o pincel, tente diferentes tamanhos, seja para cobrir grandes áreas ou fazer pequenos detalhes. 

Mão na massa

Melhor dizendo, mão na tinta! Antes de iniciar tacando tinta na sua tela, faça um esboço do desenho desejado, assim você saberá onde cada cor se localizará, os detalhes, nuances e etc.

Agora que seu esboço está pronto, podemos partir para as misturas das cores. Separe a sua paleta para tinta e disponha-as da maneira que preferir, sempre dosando o branco com uma maior quantidade, já que é a mais utilizada. Lembre-se que a tinta a óleo absorve oxigênio quando é exposta, então caso seja necessário aplique uma gotinha de óleo sobre elas para que a sua umidade se mantenha.  

Talvez um pouco de técnica

Quando desenhamos usamos muito de nossa criatividade e vamos testando aos poucos, descobrindo a melhor maneira para resultar naquilo que desejamos. Mas algumas técnicas podem te ajudar a compor uma bela pintura.

Técnicas como o impasto ou a indireta valem a pena de serem pesquisadas, elas podem proporcionar ricos detalhes à sua obra.

Caso essa não seja a sua praia, uma dica básica é sempre iniciar pelo fundo e com aqueles tons que você definiu anteriormente como negativos. As regiões com cores mais escuras podem servir como uma ótima referência na hora de adicionar outros tons, já quando iniciamos pintando o fundo temos uma melhor noção de volume e profundidade. 

Paciência é a principal obra de arte

Quando iniciamos uma tela temos um grande tempo de secagem entre uma camada e outra, pode parecer bem entedioso esperar elas secarem mas é nesse momento que você irá decidir se falta alguma coisa na sua obra, além de proporcionar mais camadas, ou seja, uma tela rica em detalhes e texturas. 

Sempre tomando cuidado para não deixá-la exposta ao sol ou com muita poeira em volta. Quando finalizar a sua obra deixe-a descansando em um lugar seguro para só então futuramente aplicar verniz sobre a tela e dar como finalizada.

Quando fazemos pinturas com tinta usamos a imaginação, criatividade e atenção, um ótimo exercício para acalmar os nervos e deixar a mente “voar”.

Aqui na A Casa das Artes, a melhor papelaria online, você encontra todos os materiais necessários para dar asas à sua imaginação. Confira nossos produtos e ofertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *