4 ideias criativas para fazer artesanato

4 ideias criativas para fazer artesanato

Nada melhor que um artesanato para relaxar e manter a cabeça no lugar. Todos os trabalhos feitos manualmente recebem o nome de artesanato e podem ser usados para diversos fins, dos convencionais itens decorativos à produção de móveis. 

O limite para as ideias criativas manuais é infinito, basta ter vontade de aprender novas técnicas e paciência para colocá-las em prática. Se inspire com alguns processo artesanais criativos:

Técnica fluida

Diferente das técnicas de pintura que demandam conhecimento das misturas de tons, sombras e desenhos, a fluida demanda apenas criatividade. O material para pintura usado nessa modalidade é a tinta acrílica diluída em fluidificador, até alcançar uma espessura bastante líquida. 

Não é preciso usar pincéis, lápis e canetas, pois as telas são coloridas com o derramamento da tinta. Em um recipiente próprio é fácil colocar tons distintos e despejá-los juntos na superfície, ou ainda derramar um a um. O modo de derramar cria desenhos abstratos e sempre diferentes, o pêndulo também é um artifício utilizado na pintura fluida.

Macramê 

O macramê é uma tendência crescente, utilizada para criar artesanatos. Adornos de parede com franjas, filtro dos sonhos, porta vasos, cadeiras e outros itens são feitos com o processo. Ele exige bastante coordenação motora e paciência, já que é trabalhoso. A madeira e os fios naturais e sintéticos fazem parte dos artigos para artesanato usados no macramê.

Reaproveitamento

Também chamado de upcycling, o método utiliza lixo para a confecção de outros objetos. Garrafas, caixas, embalagens, roupas usadas e outros itens que são considerados como descarte para alguns e para outros se transformam. 

Desde plásticos que viram esculturas, até projetos para criação de produtos úteis para o dia a dia, como sacolas retornáveis, organizadores, brincos e muito mais. O principal para o upcycling é a criatividade, o restante funciona no improviso, mas ter artigos para artesanato básicos ajuda muito, dentre eles a cola quente, pincel, tintas, rendas e tesoura.

Arte com resina

Seja na cobertura brilhante e rígida de argila, porcelana fria e outros materiais, ou para a produção de peças em moldes, a resina é um material muito usado na atualidade. Com os moldes, é preciso usar a resina poliéster transparente, corantes, maçarico e recipientes para aferir. O segredo dos itens cristalinos feitos com ela são as medidas perfeitas e a retirada das bolhas com alta temperatura. Já a resina líquida é igual para cobrir as peças que são fabricadas com outros materiais, sendo a porcelana fria a mais tradicional. Ela finaliza com uma capa dura, brilhante e que não deixa a umidade penetrar.

Agora que conhece algumas técnicas e os artigos para artesanato que elas necessitam, basta escolher os melhores produtos para alcançar o resultado perfeito. Opte pelas referências em cada tipo de material e não tenha medo da sua criatividade.

Conte com A Casa das Artes para adquirir as novidades e as marcas mais desejadas do mercado. São produtos de organização, papelaria, pintura, desenho, artesanatos e cursos, todos reunidos em um site seguro e nas lojas físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *