5 dicas para organizar um planner anual

5 dicas para organizar um planner anual

O que todo profissional e estudante mais deseja é otimizar o tempo e ter um desempenho melhor em suas tarefas, para que isso ocorra é preciso ser organizado. Alguns elementos são ótimos para ajudar na rotina, como o planner

Basicamente, o planner mistura a agenda e o calendário, mas de uma maneira personalizada. É possível ter exemplares para programação diária, semanal, mensal e até anual. O planner anual é que mais ocasiona dúvidas entre os usuários, veja como é simples deixar o sistema organizado e obter o melhor dele:

Faça uma lista

Antes de personalizar o planner anual é preciso fazer uma lista com os desejos e metas para os meses posteriores. Das mais singelas, como marcar um médico, até as complexas, como atingir uma arrecadação maior de sua empresa. Ao colocar todas as vontades e obrigações na ponta do lápis, a cabeça fica livre de se concentrar em lembrar de outros afazeres. Além disso, visualizar com frequência cada objetivo o deixa mais simples de alcançar.

Divida as missões

Se os objetivos são grandes, como perder 20 quilos, mudar de cargo, ter um filho ou comprar um carro, faça com que ele seja concretizado em pequenas etapas. Veja um exemplo mais claro:

Objetivo: Perder 20 quilos;

Janeiro – Passar no nutricionista;

Fevereiro – Ir para a academia;

Março –  Melhorar a alimentação;

Maio – Perder 3 quilos;

Julho – Fazer uma maratona;

Outubro – Totalizar 15 quilos perdidos;

Dezembro – Totalizar 20 quilos perdidos.

Pequenas conquistas mantêm o ânimo para atingir o resultado final e são essenciais para se planejar de maneira correta.

Planeje com antecedência

Se arrumar a mochila para ir na escola no domingo à noite facilita o dia seguinte, o mesmo ocorre com qualquer atividade. Se tem um compromisso no dia 15, tenha anotado que a organização deve ser feita dia 13 ou 14, assim o processo fica mais rápido e prático. O mesmo pode ser feito com a alimentação, pagamento de contas e até tarefas do trabalho, para aproveitar o tempo.

Seja criativo

O planner é diferente da agenda por ser personalizável, nele a criatividade assume o controle. Deixar o visual agradável aos olhos e semelhante a personalidade permite mais afinidade com o planner. Lembre-se que olhar várias vezes deixa mais fácil atingir tudo que está anotado no papel. 

Colagens de adesivos, fitas, enfeites, fotos, frases motivacionais, ídolos e outras decorações,  deixam a aparência mais chamativa, interativa e personalizada. Também existem exemplares já ornamentados, perfeitos para quem não tem tempo de criar ou não gosta da imagem artesanal, mas igualmente usuais. 

Anote o que foi alcançado

Marcar tudo que foi feito ou alcançado é indispensável para a cabeça, isso ajuda a ver a evolução. Assim, a mente entende que parte do trabalho foi finalizado e oferece motivação para terminar as outras etapas.

Agora que entende como organizar melhor seu planner anual, conte com uma papelaria online para achar um exemplar que combine com você. Artigos de papelaria, pintura, artesanato, desenho, caligrafia, corta e muito mais, você encontra na A Casa das Artes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *