Artigos para artesanato: saiba que tipo de cola usar para colar EVA e isopor

Artigos para artesanato: saiba que tipo de cola usar para colar EVA e isopor

Para criar projetos escolares e de artesanato, é preciso entender um pouco sobre o material que será usado, assim evita transtornos. Um dos problemas que mais é encontrado é a soltura de peças na finalização, com o uso da cola errada. Por isso, a pesquisa prévia facilita muito.

Entre os artigos para artesanato, existem alguns que são mais usados, como o EVA e o isopor. Ambos possuem valores acessíveis e leveza, deixando mais fácil criar maquetes, esculturas e artesanatos de todos os tipos. Conheça melhor cada uma deles e a cola ideal para trabalhar:

EVA

O EVA é o Etileno Acetato de Vinila, um polímero com aparência semelhante a uma borracha. Ele é totalmente flexível, pode ser colado em outros materiais e não absorve umidade. O material é encontrado em todas as cores e espessuras. Os mais grossos podem ser colocados em solado de calçados e tatames de academia, os finos são empregados em brindes, peças artesanais e em uma infinidade de atividades, que incluem as escolares.

As vantagens de usar o EVA estão em seu peso, que é muito leve, e durabilidade. Ele pode ser moldado com ar quente, mas não deve ultrapassar os 80 graus, seu estiramento também danifica a folha.

As colas para EVA variam de acordo com a superfície em que será fixado, entenda melhor:

EVA em EVA – Juntar duas placas de EVA fica mais fácil com a cola instantânea, com secagem rápida e seu líquido não ultrapassa para o outro lado. A cola quente também é efetiva, mas pode deixar a superfície marcada ou derreter o material;

EVA com isopor – A cola quente é a única efetiva para a união de ambos, mas precisa ser aplicada no EVA ou irá derreter o isopor;

EVA com tecido – Para tecido é usada a cola branca.

Isopor

O isopor, também chamado de polímero aromático sintético, é uma das resinas mais baratas do mercado, por isso é empregado para diversos fins. Além de toda a sua facilidade para a fabricação de artesanato e preenchimento, com peso levíssimo, ele ainda oferece uma barreira contra ondas sonoras e é térmico. Pode ser usado como parte de construções, projetos escolares, fabricação de utensílios domésticos e uma infinidade de outros processos.

Diferente de outros materiais, ele requer mais atenção, já que seu ponto de derretimento é baixo e o contato com alguns agentes químicos leva a combustão. Veja as mais indicadas:

Isopor em Isopor – A cola de isopor é única que fixa chapas de isopor, sua secagem é lenta e geralmente precisa do auxílio de palitos para não sair do lugar;

Isopor em EVA – A cola de silicone fria ou cola quente pode prender o isopor ao EVA, cartolina, tecido e outros materiais.

Material para pintura, desenho e artesanato é na A Casa das Artes, onde as melhores marcas estão reunidas. Conheça as novidades, dicas e novas técnicas no blog da A Casa das Artes para aperfeiçoar seus trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *