Dicas para escolher uma lapiseira de desenho

Dicas para escolher uma lapiseira de desenho

Desenhar é um processo árduo que requer muita concentração e o uso de equipamentos que facilitem ao máximo. O lápis é um aliado de todas as técnicas, mas requer atenção e tempo para apontar. Para eliminar esse trabalho, a lapiseira conta com grafite que não precisa apontar e seu milímetro determina o efeito sobre o papel.

Existem muitos tipos de lapiseira de desenho, por isso é normal ter dúvidas sobre qual delas escolher. Determinar a aquisição pela marca ou pelo design pode ser um erro. Evite enganos, veja algumas dicas de como escolher corretamente a lapiseira:

Escolha do calibre

Os grafites atendem a qualquer necessidade, pois são fabricados com 0.2mm até 5.6mm. Alguns pontos determinam qual selecionar, mas antes de tudo é preciso saber quando usar a fina e a grossa.

Fina – Até o grafite 0.9, a lapiseira é considerada de ponta fina. A finura ajuda a detalhar, fazer traços e deixa mais fácil apagar. É ideal para pessoas com mãos leves;

Grossa – A partir de 2.0 mm a lapiseira é grossa e feita para mãos pesadas. Outra característica do grafite grosso é seu uso para traços largos e pintura.

O mais indicado é possuir, ao menos, 1 exemplar fino e outro grosso, ou determinar qual será mais usado. Se a técnica conta com pintura de tinta, caneta hidrográfica ou lápis de cor, a fina é melhor, caso contrário a grossa é a ideal. Vale lembrar que, dentro de cada medida, ainda existem as graduações de tons, que variam entre o claro e escuro, sendo o H direcionado ao grafite seco e o B para os macios.

Marcas da lapiseira de desenho

A variedade de fabricantes de lapiseira de desenho é muito grande, logo fica a cargo do consumidor determinar qual melhor supre sua necessidade. Muitos artistas preferem a Pentel, outros gostam da Faber-Castell e assim por diante. Todas oferecem designs mais simples e modelos enfeitados, mas as maiores questões a se pensar é a ergonomia, valor e durabilidade, que varia de pessoa para pessoa.

As mais acessíveis são a CIS e Tilibra, enquanto a Pentel conta com exemplares mais caros, mas com características belíssimas para enriquecer ainda mais as qualidades do desenhista.

Ergonomia

O material para desenho deve se adaptar às necessidades do artista, por isso a ergonomia é importante e diferente em cada pessoa. Ergonomia é o conforto ao desenhar, para evitar posições desconfortáveis e dores. No caso da lapiseira, é importante pensar em:

Peso – Qual o peso máximo que uma lapiseira pode apresentar, seu trabalho fica melhor com um objeto leve ou pesado?

Ponto de apoio – O local de apoio para os dedos é onde a força é concentrada. Alguns optam pela maciez de uma lapiseira de desenho revestida em silicone, outros pelos modelos de metal;

Espessura – A espessura da lapiseira muda de acordo com seu grafite e design. Os mais profissionais são finos e os escolares mais grossos, pois as pequenas mãos precisam de um objeto com controle facilitado. Essa também é uma preferência individual.

Seja qual for a sua escolha em material para desenho artístico, ela está na A Casa das Artes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *