Material para desenho: itens essenciais para quem quer começar

Material para desenho: itens essenciais para quem quer começar

O desenho é uma expressão artística muito difundida, que apesar de ter um auxílio de um dom que nasce com a pessoa, pode ser aprendido e aprimorado com muito treino. Apesar do resultado incrível e até glamoroso, ele é acessível para todos, os materiais mais caros são apenas destinados aos artistas profissionais. Veja a lista básica de material para desenho:

Lápis

As melhores marcas de lápis são importadas e mesmo assim possuem um preço acessível, mas é possível usar produtos baratos e nacionais para iniciar. O diferencial entre os lápis de alta e baixa qualidade está na dificuldade para executar as técnicas e no resultado, mas é bom treinar com todos os tipos para saber qual se adequa às suas necessidades. 

Uma excelente opção é a Faber-Castell que é reconhecida pelos produtos e conta com fabricação no Brasil. A série 9.000 possui muitas variações e uma das mais recomendadas para desenhar é a HB, 6B e 2B. A Cis é brasileira e parece bastante com a Faber e tem valor baixo. Já a Stabilo e a Staedtler são mais profissionais.

Papel

Obviamente o melhor dos papéis deixa mais fácil executar qualquer técnica, mas todas as folhas permitem desenhar e obter um resultado perfeito. O que determina o tipo de papel ideal é a técnica escolhida, algumas precisam de mais mudanças e intensidade, sendo os mais grossos os indicados. O melhor é experimentar alguns tipos de papéis e escolher qual se adequa ao trabalho feito.

Quanto maior a gramatura, mais intensidade e penetração o papel permite, como o Canson que é perfeito para desenhos e aquarelas. Ele é o mais usado para o realismo, mas com valor bem mais alto que um sulfite tradicional. Portanto, a escolha depende única e exclusivamente do artista.

Apontador e estilete

Para deixar as pontas sempre perfeitas, o apontador é essencial. Já o estilete permite que a ponta seja moldada sem desgastar a madeira do lápis, além de produzir grafite para processos de sombreamento. 

Borracha

A borracha é algo indispensável para quem desenha com lápis, afinal ajuda no processo de correção. A maior dificuldade é escolher qual o melhor modelo. Para desenhos delicados é recomendada a borracha caneta, que facilita apagar pequenos locais com a ponta e não suja o desenho. Quem está muito no início pode usar a borracha tradicional, no modelo com embalagem plástica.

Esfuminho

Acessório feito com papel compactado, o esfuminho é indicado para esfumar o desenho. O material para desenho artístico conta com diversas marcas e tamanhos, para traços distintos. 

A princípio ele pode ser substituído por um pedaço de papel higiênico, dedos ou outros acessórios caseiros, mas nenhum chega ao nível de precisão do esfuminho. Para um resultado perfeito é preciso usar um pincel para finalizar.

Todo material para desenho, pintura e outros artesanatos você encontra na A Casa das Artes, uma loja especializada e parceira das melhores marcas do mercado. Posca, Stabilo, Canson, COPIC e muitas outras estão reunidas na loja virtual. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *