Pincel: conheça os diferentes tipos

Pincel: conheça os diferentes tipos

Pintar e fazer qualquer tipo de arte é muito mais complicado e mais complexo do que a maioria dos artistas falam sobre, e muito longe da realidade cantada por Toquinho na música “Aquarela”. Essa atividade demanda muito mais conhecimento pelos pincéis do que se é falado por aí. Claro que a tinta é importante, mas saber qual é o pincel utilizado é ainda mais.

Cada tipo tem uma função específica, e o tamanho, o formato, os pelos e cor são os pontos importantes para serem analisados. Eles implicam diretamente no tipo de pintura que será realizada. Para aprimorar o seu conhecimento sobre os principais tipos de pincéis disponíveis, separamos algumas opções e informações neste artigo. Continue lendo para saber mais.

Pincel chato

Esse tipo de pincel possui suas cerdas retas, o que faz deles perfeitos para traços retos, longos e para cobertura de grandes áreas da tela.

Pincel chanfrado

Esse tipo de pincel é obrigatório para realizar pinturas com leveza e ainda elevar para o próximo nível a beleza e sofisticação da sua pintura. Isso acontece devido ao corte em diagonal das suas cerdas, que facilitam a pintura de cantos, degradês e sombreados com a tinta.

Pincel redondo

Esse pincel é definitivamente o mais tradicional na pintura. Ele possui um formato arredondado, que permite diferentes tipos de pinceladas na tela, as mais finas, as mais largas, as curvas e as onduladas, além disso, são itens ideais para realizar os detalhes do seu trabalho.

Pincel de aquarela

Os pincéis aquarelas são ideais para pintar exatamente o que o nome sugere, aquarelas. Eles são sempre mais macios que os outros e as suas principais características estão na sua capacidade de reter a água, além dos seus formatos, que  podem ser redondos, chatos e até chanfrados. Ou seja, vários tipos de pincel em um modelo.

As pontas podem ser compostas de pelos naturais, que são produzidas com pelos de animais e que absorvem mais água e mais tinta, e isso possibilita a técnica de pinceladas  mais longas. Enquanto os pelos sintéticos, produzidos com fibras naturais, proporcionam traços mais controlados e definidos. 

Para escolher a melhor cerda para a sua pintura, use a sua experiência como base e quais das técnicas serão usadas na produção da arte.

Pincel modelador

Muito indicado para as superfícies mais lisas, esse pincel contém uma borracha flexível e além de pintar, eles também são ideais para retirar as tintas, oferecendo contraste para a pintura. Ele é apropriado para a modelagem de biscuit e texturas, próprios para usar com tintas a óleo, acrílica e guache.

Pincel língua de gato

Popular na arte e na maquiagem, esse pincel tem o nome derivado da sua ponta arredondada, parecida com uma língua de gato. Esse modelo serve para a pintura de pétalas, pintura figurativa, esbatimento e arabescos. Suas pinceladas entregam o efeito dado pelo formato chato e redondo em um único modelo.

Para encontrar o pincel ideal para sua pintura, visite o site da A Casa das Artes e conheça nosso catálogo agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *