Saiba o que é e como usar uma caneta Posca

Saiba o que é e como usar uma caneta Posca

Quem gosta do universo artístico de desenhos provavelmente já ouviu falar na caneta Posca, canetas coloridas que servem para desenhos em variados materiais e é muito utilizada nos desenhos em papel. 

A caneta Posca é famosa por sua versatilidade e praticidade, e no artigo de hoje você vai aprender como utilizar essa ferramenta ao seu máximo. Nesse sentido, vamos explicar o que é a caneta Posca e como usar ela nos diferentes tipos de materiais. Acompanhe!

O que é a caneta Posca?

A caneta Posca é um dos itens mais versáteis para ter em seu escritório ou ateliê de artes, e sua praticidade para todos os cenários é o que traz a sua fama.

A caneta Posca é produzida com tinta à base de água, o que dá a ela características não-tóxicas e cores mais vibrantes. Ou seja, ela é como uma tinta na praticidade de uma caneta.

Por ser a base de tinta, as cores não são permanentes e precisam de secamento. Mas fique tranquilo, as cores demoram para desbotar!

No entanto, se você quer ter um quadro permanente, é interessante passar uma camada de tinta no desenho. Isso, é claro, depois de deixar a tinta secar.

Qual o diferencial da caneta Posca?

Além de ser feita a base de tinta e dar uma aparência mais viva e pigmentada aos desenhos feitos com caneta, a Posca não mancha nem se dissolve quando um segundo traço é sobreposto.

Mas as vantagens não param por aí! Ela tem outro diferencial importante, que é a sua aplicação em diversos tipos de superfícies.

Essa é a característica que garante sua versatilidade, pois a caneta Posca pode ser aplicada tanto em cadernos e telas, quanto em superfícies de madeira e vidro. Além disso, ela apresenta diversas opções de cores vibrantes e produtos com pontas de diferentes espessuras, sendo 1M, 3M, 5M (mais finas) e 8K e17K (mais grossas). 

Isso possibilita muito que o artista consiga realizar seu trabalho independente do material onde deseja pintar.

Abaixo, vamos ensinar como usar a caneta Posca em diferentes superfícies:

Como usar a caneta posca?

Antes de escolher a superfície, vamos ensinar como usar a caneta pela primeira vez de maneira correta. Confira:

  • Chacoalhe a caneta para misturar o pigmento com outros componentes da tinta;
  • Pressione a ponta branca da caneta em uma superfície;
  • Faça rascunhos e risque o papel antes de começar o desenho;
  • Pressione quando necessário para armazenar mais tinta na ponta da caneta.

Se sua caneta for a versão ponta de pincel, não pressione a ponta contra o papel. Existe um botão no topo que libera a tinta.

Caneta Posca no papel

Ótima aderência. Para a caneta Posca, recomenda-se o uso de papéis mais grossos, que você pode encontrar numa papelaria online. Não precisam de segunda camada de tinta nem verniz para manter o desenho.

No vidro

A superfície deve estar limpa e seca para evitar atrapalhar a fixação da Posca. Indicada para objetos decorativos neste material, que não precisam ser lavados constantemente.

Tecido

Segure bem o tecido e o deixe bem liso para uma aplicação satisfatória da caneta Posca. Também recomendamos passar o ferro quente sem vapor após a pintura para fixar ainda mais a aplicação, ou um spray para tecido.

A Posca também pode ser aplicada em madeira, plástico, cerâmica e o que mais for pensado pelo artista!

Acesse o site da Casa das Artes para materiais artísticos como canetas, lápis, tintas e mais. Confira as ofertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *