4 tipos de gabarito para desenho

4 tipos de gabarito para desenho

Enquanto algumas técnicas de desenho são livres e o profissional pode fazer os traços livremente, outras dependem de proporções exatas e traços milimétricos. Isso é muito comum no desenho arquitetônico, na engenharia e no desenho técnico. 

Para auxiliar em desenhos que são feitos com frequência e padronizar os traços, existem os gabaritos. O gabarito para desenho é uma régua com formas pré-definidas que simplificam o trabalho, basta colocá-la para ter uma linha curva, um cachorro, corpo humano e outros inúmeros itens. Veja alguns dos modelos de gabarito para desenho:

Gabarito infantil

Esse material tem formas maiores e temas usados durante a alfabetização e período escolar. O mais famoso dos gabaritos é o de letras individuais, usado para criar cartazes e capas de trabalho. Ainda existem com numerais, animais, formas geométricas e mais uma série de variações.

A régua com formas ajuda na concentração, trabalho manual e na precisão, além de gerar o senso de proporção nos pequenos.

Gabarito de desenho técnico

Para pessoas que atuam ou estudam engenharia, design de interiores, arquitetura e outras áreas semelhantes, é essencial contar com o gabarito de desenho técnico. São temas muito mais complexos que ajudam a formular projetos em escalas distintas. Um dos modelos é de peças para banheiro, com pias e assentos sanitários, também existem móveis de sala, elipses, círculos e mais uma infinidade de opções.

Em todos os modelos o uso é o mesmo. O gabarito deve ser posicionado sobre a folha e o vão livre preenchido com lápis de cor, caneta, caneta hidrográfica, lapiseira de desenho ou lápis.

Gabarito de anatomia

Para estudantes de humanas e outros desenhistas que atuam com corpos, o gabarito de anatomia é uma boa referência. A forma geral do corpo, silhueta, lateral, órgãos internos, olhos, bocas e muitos outros detalhes estão neste tipo de régua. Ela oferece uma guia para ilustrar cadernos e facilitar os estudos.

Gabarito para desenhos livres

Para artesanato, as formas livres são ótimas. Para bonecas de pano, por exemplo, o gabarito de olhos, bocas e sobrancelhas ajuda na criação da face. Os arabescos são ótimos para pinturas de pano de prato, caixas e outras superfícies.

O uso contínuo do gabarito para desenho melhora os contornos, deixa os traços mais firmes e a repetição leva a perfeição, aos poucos as formas são decoradas e feitas manualmente. Ele é essencial durante as aulas de faculdade e para alguns profissionais, durante todos os dias de trabalho.

Antes de adquirir o gabarito é preciso entender sua dimensão e proporção, para garantir que seja do tamanho ideal. Outro ponto está na qualidade, pois alguns são de materiais finos e deixam mais dificultoso o contorno, outros são resistentes e duráveis.

Na A Casa das Artes, todos os materiais para desenho e artesanatos em geral estão reunidos. As melhores marcas nacionais e importadas, novidades e tendências estão nas lojas físicas do Distrito Federal ou no portal online com entrega em todo país.

Deixe seus projetos ainda melhores e conheça novas técnicas com A Casa das Artes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *