6 dicas para desenhar com caneta esferográfica

6 dicas para desenhar com caneta esferográfica

Quem desenha ou é do meio artístico sabe que desenhar tem um pouco a ver com talento e muito com técnica. São diversos os estudos que o artista tem que buscar e as dicas necessárias ter em mente para sempre continuar evoluindo no desenho.

Mas só pesquisas sobre como desenhar e melhorar no desenho não são suficientes. O bom desenhista também deve conhecer o produto que usa para tirar dessa ferramenta todo seu potencial, do mais simples ao mais rebuscado.

Pensando em quem quer saber tudo sobre a caneta esferográfica e como usá-la da maneira correta, o artigo de hoje reuniu seis dicas que vão ajudar. Confira!

Experimente os traços

A primeira dica é começar com pequenas rasuras e desenhos menores para se acostumar com o traço da caneta esferográfica. Assim como qualquer um dos artigos de papelaria, ela tem sua própria textura, tamanho e forma. Por isso, é interessante começar desenhando livremente para se acostumar antes de focar no projeto principal.

Teste as texturas

A caneta esferográfica não tem esse nome à toa. Na sua ponta, fica uma pequena esfera que controla a saída de tinta e a diferencia de outros produtos. Embora não seja um material para desenho propriamente dito, ela é ótima para criar texturas diferentes e traços variados.

Brinque com a técnica de claro e escuro

A técnica de claro e escuro é o que torna os desenhos com caneta esferográfica tão especiais. Ele dá a forma ao que está sendo criado e permite a criação de uma tela elaborada mesmo com uma única caneta e um papel.

4 Faça um esboço de lápis

Caso você queria ter mais certeza do resultado do seu desenho, é possível fazer um esboço de lápis e depois contornar com a caneta esferográfica. Para isso, tente fazer o esboço sem marcar muito o papel, e depois é só passar a borracha por cima.

Assim, você garante mais segurança de que um cálculo errado ou até mesmo espasmo com a caneta esferográfica não arruine completamente o contorno do desenho.

Fique atento a ponta da caneta

Parte da experiência de desenhar com caneta esferográfica é que, conforme o desenho vai sendo formado, parte da tinta começa a se acumular na ponta da caneta. Essas manchas são o motivo desse material ter uma textura tão interessante para desenhos e seja tão utilizada.

No entanto, podem existir certas partes do desenho que o artista não quer que isso ocorra. Para isso, deixe um papel ao lado do projeto onde você pode limpar a ponta da caneta esferográfica entre um traço e outro. Faça isso com a regularidade que desejar.

Secagem

A tinta da caneta esferográfica seca muito rápido, portanto, são poucos os riscos de borrar o desenho. No entanto, às vezes nos distraímos e colocamos a mão por cima do papel para desenhar mais, e isso pode arruinar a pintura.

Para quem trabalha com tinta, esse não deve ser um problema. Mas dependendo da caneta esferográfica, isso pode acontecer com frequência com quem não está acostumado.

Por isso, certifique-se de comprar uma caneta esferográfica de qualidade. No site A Casa das Artes, você encontra todos os tipos de materiais para desenho que desejar. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *