Material para pintura: itens essenciais para quem quer começar a pintar

Material para pintura: itens essenciais para quem quer começar a pintar

Começar a pintar com tintas é algo que todo desenhista e artista deseja um dia pelo menos experimentar. Isso porque, embora a pintura em tela seja uma ótima forma de treinar as habilidades, os materiais para pintura nem sempre são acessíveis.

Pensando em quem quer começar a pintar e não sabe quais são os materiais necessários para desenvolver essa habilidade, reunimos os itens essenciais para a pintura neste artigo. Acompanhe:

Pincel

Assim como no caderno precisamos de canetas e lápis, na tela, a ferramenta principal do pintor será o pincel. E, assim como a caneta, o pincel também varia de tamanho e  até mesmo de modelo de ponta para cobrir todas as áreas e texturas possíveis na pintura.

Portanto, na hora de escolher seu pincel para pintura, a dica é não escolher só um. Aposte em kits com variedades de opções para se aventurar e garantir um desenho bem feito.

Afinal, a graça da pintura em tela é os diferentes aspectos que ela pode trazer para o desenho, e você não quer deixar de aderir isso ao seu desenho porque não tem o pincel adequado, certo?

Caso você não possa investir em um kit ainda, aposte em um pincel mais popular, com ponta arredondada e feito para absorção de tinta.

Tinta

A tinta também é um material de pintura essencial para o desenho, podendo variar entre aquarela e óleo. Como os nomes já denunciam, uma é feita a base de água e a outra de óleo.

A aquarela é ideal para quem está começando, enquanto a tinta a óleo é uma boa opção para quem quer ir para o próximo nível de pintura e profissionalizar ainda mais suas telas. Nesse sentido, vale lembrar que as tintas a óleo são mais caras e demoram para secar, mas trazem ainda mais vivacidade e textura para o desenho.

Paleta

A paleta é essencial para apoiar as tintas necessárias no desenho e evitar que o pintor perca tempo tendo que abrir os potes de tinta o tempo todo, ou até mesmo desperdiçando tinta por deixá-los abertos e vulneráveis ao ambiente exterior. Existem modelos retangulares e ovais, e a escolha fica por conta do pintor.

Tela

Outro item que não pode faltar para a pintura é a tela em branco. Por mais que você comece pintando outros tipos de materiais, fazer um desenho em uma tela em branco é uma experiência única que agrega muito ao artista. No entanto, para desenhar na tela é necessário ter um material de apoio também.

Cavalete

O cavalete de pintura permite que a tela fique na altura dos olhos do artista e é importante para um bom resultado do desenho. Isso porque, pendurar a tela na parede, apoiar na mesa ou colocá-la em outro lugar que não seja o cavalete, com certeza prejudicará a forma como a tinta cai no quadro e como o pintor vê o desenho. No site A Casa das Artes, você encontra todos os tipos de materiais para desenho que desejar. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *