Material para pintura: saiba as diferenças entre as tintas

Material para pintura: saiba as diferenças entre as tintas

Seja por hobby ou profissionalmente, saber escolher o material para pintura faz toda a diferença no processo e proporciona um resultado muito melhor. Se engana quem imagina que apenas a tinta óleo é usada na confecção de quadros, são diversas técnicas e produtos para deixá-las mais assertivas. Conheça algumas das tintas mais populares e suas funções:

Tinta acrílica

Conhecida pela pigmentação e durabilidade de suas cores, a tinta acrílica foi desenvolvida no século XX. Antes todas as opções eram vibrantes quando molhadas, mas na secagem a oxidação mudava totalmente as nuances dos quadros. Basicamente é composta por resina acrílica e pigmento. A tinta acrílica é solúvel em água, fácil de tirar dos pincéis e não deixa manchas. Um ponto ruim de ser solúvel em água é a sua secagem, que é bastante rápida, mas para quem gosta dela pode usar um retardante para poder manipular por um tempo maior.

Tinta natural

Com a quarentena as pessoas tiveram mais tempo para investir em seus hobbies e os mais “naturebas” descobriram o poder da natureza e seus pigmentos naturais. Muitas flores, folhas, frutos e até alguns insetos são ricos em cor, que precisam apenas ser misturadas com um aglutinante. Existem os profissionais e os usados como em casa, como a cola e o óleo. Esse tipo de tinta precisa ser observada por bastante tempo após a secagem, pois pode criar mofo se não for confeccionada corretamente.

Tinta óleo

A mais popular é a tinta óleo, usada por muitos pintores, mas tem como ponto incômodo o tempo de secagem. Dependendo da espessura ela pode levar até 1 ano para chegar ao resultado ideal. O material permite mudanças por mais tempo e um acabamento profissional.

Tinta aquarela

Fácil de manusear e misturar as cores, a tinta aquarela oferece um visual totalmente diferente, mas sem os detalhes das demais tintas. Também conta com diversas opções de uso, como compacta, pastilha, bisnaga, lápis e pó. Um ponto forte da aquarela são as cores, que podem ser controladas com pequenas quantidades de água. O produto é o mais rigoroso no quesito tela, pois demanda uma tela especial que suporte a umidade e permita a penetração dos pigmentos.

Tinta guache

O primeiro contato de qualquer criança com a arte é feito com a tinta guache, por ser fácil de manipular, atóxica e de limpeza simples. Ela deixa mais rápido o processo, pois a diluição em água acelera a secagem. É preciso tomar cuidado com o uso após a secagem, pois ela permanece solúvel. O mais indicado é usar o guache em imagens opacas e que não podem refletir, deixando mais fácil tirar fotografias.

Tinta PVA

Muito semelhante ao guache, possui secagem rápida. O odor é fraco e pode ser aplicada em muitos tipos de superfícies, mas é pouco resistente ao sol e a água. 

Todo o material de pintura citado pode ser encontrado no site da A Casa das Artes, que oferece inúmeras possibilidades para os pintores profissionais e os iniciantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *