Passo a passo para desenhar na madeira

Passo a passo para desenhar na madeira

Uma forma de arte primitiva e ainda muito apreciada é a gravação na madeira, também chamada de pirografia. Ela consiste na utilização de um artefato metálico aquecido para desenhar na superfície da madeira. Na antiguidade era preciso aquecer metais em fogueira para enfeitar móveis e outros objetos, agora o pirógrafo é muito mais simples e demanda somente energia elétrica.

A pirografia é uma arte que precisa de aperfeiçoamento, não pelo seu material, já que é simples de usar, mas na firmeza das mãos para traçar linhas retas e nas técnicas de desenhos. É indicada para quem já tem algum domínio de como desenhar e deseja iniciar na superfície da madeira.

É possível personalizar placas, tábuas para corte, personalização de mobiliários e até lembrancinhas em MDF, basta usar a criatividade para empregar o método. Veja o passo a passo de como ele é feito:

Materiais necessários:

– Pirógrafo;

– Ponteiras para pirógrafo;

– Madeira de qualquer tipo, desde que seja macia;

– Lápis;

– 1 pedaço de couro para limpar as ponteiras.

Passo a passo da pirografia

  • Prepare a superfície da madeira retirando as imperfeições com uma lixa, esse processo não precisa ser feito em MDF;
  • Faça um desenho sobre a madeira utilizando o lápis. Para os iniciantes basta imprimir o desenho e riscar sobre ele, pois o lápis fará um baixo relevo para marcar as linhas;
  • Inicie o contorno com o pirógrafo, sempre com a mesma pressão em todas as partes do desenho. A pressão empregada é responsável pela cor e profundidade das linhas. Quanto maior o tempo do contato do pirógrafo com a peça, mais escuro o desenho, logo deve ser feito vagarosamente. Outro dica útil é seguir o sentido do veio da madeira para fazer linhas retas;
  • O verniz finaliza com brilho ou acabamento fosco, uma boa camada protege a madeira contra umidade e riscos.

Antes de iniciar o desenho é fundamental ler o manual de instrução do pirógrafo e entender como ele funciona, pois parte dele é aquecida e pode causar acidentes. Lembrar de verificar seu desligamento também é muito importante.

É preciso testar as ponteiras que fazem parte do pirógrafo, para entender como usá-las. Um primeiro teste deve ser feito em uma madeira que possa ser descartada, onde as ponteiras e profundidade dos traços é avaliada. A máquina é encontrada em lojas de artigos para artesanato ou em locais que vendem material para pintura.

Quem não quer investir em um pirógrafo pode começar treinando com tinta e pincel, mas sempre que finalizar é essencial cobrir com verniz ou resina líquida. O mais importante é se divertir com a arte e relaxar enquanto traça os desenhos na madeira ou em qualquer outra superfície.

Na A Casa das Artes você encontra todos os elementos necessários para a pirografia, além de material para pintura, artesanatos, organização e papelaria. Compre sem sair de casa, em uma loja segura e que entende as necessidades dos artistas. São mais de 40 anos de experiência, que fizeram da A Casa das Artes uma referência no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *