Pincel: 6 dicas da A Casa das Artes de como limpá-los

Pincel: 6 dicas da A Casa das Artes de como limpá-los

Os pincéis são o maior investimento para os pintores, principalmente se são usados com frequência, então eles devem possuir mais de uma opção e o produto deve ser de qualidade, pois dessa forma, consequentemente, terá maior durabilidade. Mas isso só será possível se eles forem bem conservados e o jeito de fazer isso é com a limpeza apropriada.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de limpeza que irão ajudar na conservação do seu pincel. Acompanhe.

  • Como limpar o pincel?
  1. O primeiro passo da limpeza do pincel é realizá-la logo após o uso, sem mesmo deixar a tinta de tela secar nele, pois quanto mais tempo isso demorar, pior será para tirar a sujeira. Para fazer a lavagem, use os produtos indicados para cada tipo de tinta, isso facilita a remoção, e depois lave com água e sabão. 

Mas nem todas seguem o mesmo processo, as tintas a óleo, por exemplo, são lavadas com aguarrás. Além disso, shampoos e cremes rinse contribuem para a faxina adequada.

  1. Diferente do que pensam sobre usar água quente, isso nunca deve ser, em nenhuma hipótese. Isso porque existe uma boa probabilidade de que as cerdas sejam deformadas por conta da temperatura. Além disso, nunca guarde os pincéis molhados, isso pode apodrecer as cerdas. 
  1. O que você pode fazer para retirar as tintas mais difíceis sem água quente, é deixar de molho em temperatura ambiente, mas não deixe o cabo por muito tempo para conservar a película protetora que ele possui. Outra opção é deixar o pincel de molho no álcool metilado, isso por 12h ou mais, mas se a tinta de tela for acrilíca. A tinta sairá nas suas mãos com bastante facilidade.

No final, para guardar, coloque em um estojo que não amasse ou deforme as cerdas. Elas são a peça principal do pincel e devem ser cuidadas com esmero total.

  1. Uma opção alternativa para limpeza e conservação é a goma arábica. Ela tem a função de preservar as cerdas e também hidratar, o que contribui para que elas fiquem mais duras e mantenham a ponta do pincel preservada por mais tempo. Ela deve ser retirada quando a pintura for começar.
  1. O álcool em gel é uma opção na limpeza dos seus pincéis também. Para usá-lo o processo é bem simples, você deve colocar em uma superfície no qual seja possível pressionar o pincel. No final, passe as cerdas no papel toalha ou no pano para retirar o excesso do álcool e está pronto. 
  1. Se você não quiser limpar o pincel imediatamente, pois ainda deseja usá-lo nas horas ou dia seguinte, a dica é guardar dentro da geladeira, pois dessa forma você não precisa realizar a limpeza e a tinta não vai ressecar. Você só precisa colocar no papel alumínio ou em um saco plástico para preservar e não ressecar.

Agora que você já sabe como limpar os seus pincéis, está na hora de adquiri-los ou aumentar a sua coleção. Visite nosso site para encontrar material para pintura ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *